Sobre a palavra tiu 'cachorro': origem, distribui ção, usos

Eduardo R. Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Sun Sep 13 17:46:15 UTC 2009

Prezados,

Uma das primeiras surpresas lingüísticas que tive ao me mudar de Goiânia para Belém foi (além do plural metafônico para "cachorro", "cachòrros") a constatação de que a palavra "tiu" não era de uso nacional. De fato, era desconhecida não apenas por paraenses, mas por colegas do Maranhão, de Pernambuco (e outros estados nordestinos), etc. Enfim, um levantamento informal na época registrou (com uma amostragem um tanto limitada) sua ocorrência apenas entre pessoas originárias de Goiás, Minas e regiões do interior de São Paulo.

Continuo, desde então, encasquetado com esta palavra: qual seria sua provável origem, qual é, mais precisamente, sua distribuição (a hipótese é que coincidiria com áreas de colonização bandeirante, onde se falam variedades do dialeto caipira), se haveria diferenças locais em uso e pronúncia, etc. Para ajudar a responder a estas questões, criei um questionário, disponível no meu site:

http://wado.us/word:tiu

Fico, desde já, muito grato a todos aqueles que se dispuserem a colaborar com esta pequena pesquisa. Prometo enviar um resumo das respostas para a lista.

Abraços,

Eduardo