Sobre o paparuto

Eduardo Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Wed Dec 29 02:19:28 UTC 2010

Prezados,

Está disponível online o livreto "A preparação do paparuto", obra
bilíngüe (Krahô/Português) escrita por Miguelito e Dodanin Krahô e
publicada pela Embrapa em 2005:

http://www.cpac.embrapa.br/baixar/1184/t

Aproveitando o assunto, gostaria de saber se alguém saberia me dizer
qual a origem da palavra "paparuto".  Não parece ser Krahô (no texto,
o nome Krahô para o paparuto é "kwyr cupu", 'mandioca embrulhada', se
não me engano).  Fiquei curioso com a semelhança entre a palavra
"paparuto" e o termo para "bolo de mandioca amassada" documentado por
Mamiani para o Kipeá: warudú.

Desde já, obrigado por quaisquer respostas.

Eduardo Rivail Ribeiro, lingüista
http://wado.us