Xixov á e Japuí

Victor Petrucci vicpetru at HOTMAIL.COM
Tue Jun 1 17:10:07 UTC 2010

Caro Mauro

Como o nosso emérito professor Aryon disse, não devem ser tupi antigo ou tupinambá.

Contudo fiz uma busca no Dicionário Histórico das Palavras Portuguesas de Origem Tupi de Antônio Geraldo da Cunha p. 172 onde para o termo japu "nome comum a várias aves passeriformes da família dos icterídeos" é dada uma possível etimologia como sendo proveniente do T. iapï'i "japu pequeno" onde -'i < PTG *?i 'ser pequeno'.

O termo japu já era citado em 1584 pelo Pe Fernão CARDIM em  Do Clima e Terra do Brasil p.18-19. Em 1872 R. SAMPAIO na RIH cita texto de 1777 onde aparece o japií 'tangará"

Quanto a Xixová (termo que conheço como topônimo em São Vicente desde minha infância) realmente não parece nada tupi. Contudo fica uma questão: como num reduto conhecidamente guarani/tupi poderia ser escolhida uma outra língua para denominar um morro?

Um abraço

Victor A. Petrucci

Uma ajuda:

Xixová e Japuí são
palavras do tupi antigo?
Alguém poderia me ajudar na sua etimologia?

Desde já, obrigado

Mauro Cherobim

Antropólogo

São Paulo - SP