RES: [etnolinguistica] Xixov á e Japuí

Mauro Cherobim maurocherobim at UOL.COM.BR
Wed Jun 2 02:08:31 UTC 2010

Prezado Victor.

Estive trocando informações com o nosso mestre Aryon e
chegamos à conclusões semelhantes, passando primeiro pelo
“i” como “ý” (água).

No site Wikiaves (www.wickiaves.com
<http://www.wickiaves.com/> ) encontramos japui como um dos
nomes do guaxe (Classe:  <http://www.wikiaves.com.br/aves>
AvesOrdem:  <http://www.wikiaves.com.br/passeriformes>
PasseriformesSubOrdem:  <http://www.wikiaves.com.br/passeri>
PasseriParvordem:  <http://www.wikiaves.com.br/passerida>
PasseridaFamília:  <http://www.wikiaves.com.br/icteridae>
Icteridae Vigors, 1825Espécie:
<http://www.wikiaves.com.br/guaxe> C. haemorrhous).  E há,
além do jápuí o japuaçu (i, pequeno, e açu, grande).

O interessante, Victor, que a minha primeira idéia foi em
pensar em japu (mentira) e i (pequena). Apesar de ser um
topônimo, que relação haveria?

A minha preocupação é de buscar a etimologia das palavras
Xixová e Japuí, indagação contida num dos quesitos em uma
perícia antropológica no Parque Estadual Xixová-Japuí em São
Vicente, que você conhece.

Abraços,

Mauro

  _____