Contando ra ízes

Eduardo Rivail Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Mon Mar 1 20:56:38 UTC 2010

Prezados,

Um assunto histórico-comparativo, discutido antes aqui na lista, que continua me interessando são os chamados "prefixos relacionais" (r- em línguas Tupí-Guaraní, *j- em Proto-Jê, etc.). Como se sabe, há basicamente duas interpretações: (1) são partes da raiz ou (2) são prefixos que se ligam a raízes começadas por vogal. Há bons argumentos para ambas as hipóteses (como discuto em pequena nota no meu site: http://wado.us/note:relacionais) e meu objetivo, no momento, não seria discutir os méritos de nenhuma delas.

Eu gostaria, no entanto, de chamar a atenção para um tipo de argumento que talvez ajude a esclarecer a questão: probabilidade estatística. Andei contando a incidência de consoantes em início de raízes de uma das classes semântica e gramaticalmente relevantes (partes do corpo) com base em reconstruções do Proto-Tupí-Guaraní (Lemle 1971) e do Proto-Jê (Davis 1967) e os resultados, embora muito preliminares, são promissores:

http://www.wado.us/note:relacionais#toc1

Espero ter resultados mais sólidos quando minha reconstrução do Proto-Jê estiver pronta para publicação. Enquanto isto peço, aos colegas que trabalham com línguas Tupí e (Macro-)Jê, que dêm uma olhada e me dêem sua opinião sobre o assunto(preferencialmente, em particular, para este meu endereço).

Desde já, muito obrigado.