Solicitando informa ções

Flávia de Castro Alves pahno at TERRA.COM.BR
Thu Mar 11 11:48:38 UTC 2010

Olá Maísa.
Eu tenho trabalhado com a nominalização (oracional) e sua relação com os sistemas de alinhamento em Canela (Jê
Setentrional), mais especificamente o alinhamento ergativo e um outro, que tenho descrito como nominativo-
absolutivo (neste, houve a perda da categoria ergativo). Indico abaixo alguns trabalhos meus sobre esse tema.
Havendo interesse, posso disponibilizá-los eletronicamente.

1) Castro Alves, Flávia de. No Prelo. Evolution of case-marking in Timbira. International Journal of American
Linguistics, October, 2010. 82pp.

2) Gildea, Spike & Castro Alves, Flávia de. No Prelo. Nominative-Absolutive: Counter-Universal Split Ergativity in Jê
and Cariban. Gildea, Spike & Francesc Queixalós (eds.). Ergativity in Amazonia (Typological Studies in Language, 89).
Amsterdam: John Benjamins Publishing Company. pp. 263-318. April 15, 2010.

3) Castro Alves, Flávia de. 2010 Complement clauses in Canela, atualmente submetido à publicação.

4) Castro Alves, Flávia de. 2008. O papel das nominalizações na evolução do alinhamento ergativo nas línguas Jê:
dimensões funcionais e estruturais. AMERINDIA 32. pp.11-25.

Além disso, uma dissertação de mestrado foi defendida semana passada no meu programa de pós-graduação (PPGL
/ UnB). Logo logo deve estar disponível. De qualquer forma, você pode entrar em contato com o autor. Segue a
referência:
Título:
As nominalizações na sintaxe da língua Krahô (Jê)
Autor:
Maxwell Gomes Miranda

Com um abraço,
Flávia