ergatividade em l ínguas Jê setentrionais

Flávia de Castro Alves pahno at TERRA.COM.BR
Sun Mar 14 00:37:21 UTC 2010

Olá Eduardo.
Aproveito para te perguntar uma dúvida que tenho sobre sua opinião a respeito do alinhamento ergativo nas línguas
Jê Setentrionais: pelo que foi dito na sua última mensagem sobre a “chamada ergatividade nestas línguas” (palavras
suas), você considera que, sincronicamente, não há alinhamento ergativo? Se sim, quais seriam essas línguas.
No caso do Canela, a partir do comportamento sintático exibido pela língua, não há outra alternativa a não ser
considerar as construções ergativas sincronicamente como orações principais.
Ainda sobre os estudos em sintaxe diacrônica do Jê Setentrional, te passo mais essa referência de um trabalho que
orientei, defendido na Unicamp em 2008 (qualificação de área):
ANDRADE, Aroldo Leal de. Percursos de gramaticalização da ergatividade em línguas Jê setentrionais. In: BRAGGIO, S.
L. B.; SOUSA FILHO, S. M.. (Org.). Línguas e Culturas Macro-Jê. 1 ed. Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2009, v. 1, p.
43-68.
Fico no aguardo.
Com um abraço,
Flávia