ergatividade em l ínguas Jê setentrionais

Flávia de Castro Alves pahno at TERRA.COM.BR
Mon Mar 15 01:13:28 UTC 2010

Andrés,
Eu me refiro às propriedades de controle exibidas pelos sujeitos das construções ergativas, como por exemplo o
apagamento sob co-referência na complementação (1) e co-referência anafórica nas orações encadeadas (2),
mostrando que o verbo possui um sujeito, ao contrário de simplesmente um possuidor.

(1) ele disse que ___ queimou a roça

(2) ele matou o veado e ___ o comeu

Flávia

On Dom 14/03/10 21:05 , Andrés Pablo Salanova kaitire at gmail.com sent: