ergatividade em l ínguas Jê setentrionais

Andrés Pablo Salanova kaitire at GMAIL.COM
Mon Mar 15 03:00:10 UTC 2010

Então, não é possível ter correferência quando se diz "a afirmação
dele que (ele) queimou a roça", ou "depois de sua passagem pelos
braços de X, (ele) nunca foi o mesmo", etc.? Não estou convencido de
que esta correferência seja determinada estruturalmente, e não pela
topicalidade de certas entidades.

On 14/03/2010, at 21:13, Flávia de Castro Alves wrote:

> Andrés,
> Eu me refiro às propriedades de controle exibidas pelos sujeitos das
> construções ergativas, como por exemplo o
> apagamento sob co-referência na complementação (1) e co-referência
> anafórica nas orações encadeadas (2),
> mostrando que o verbo possui um sujeito, ao contrário de
> simplesmente um possuidor.
>
> (1) ele disse que ___ queimou a roça
>
> (2) ele matou o veado e ___ o comeu
>
> Flávia
>
> On Dom 14/03/10 21:05 , Andrés Pablo Salanova kaitire at gmail.com sent:

Nosso website reúne links para diversos recursos online,
incluindo:

*Teses (www.etnolinguistica.org/teses)
*Periódicos (www.etnolinguistica.org/periodicos)
*Línguas indígenas na mídia (www.etnolinguistica.org/imprensa)
*Outros websites de interesse (www.etnolinguistica.org/sites)

Para sugerir novos links ou corrigir links desatualizados,
escreva para links at etnolinguistica.org. Para informar-se sobre novos acréscimos ao website, visite http://twitter.com/etnolinguistica

O uso dos recursos da lista Etnolingüística baseia-se no
reconhecimento e aceitação de suas diretrizes. Para conhecê-las,
visite www.etnolinguistica.org/normas