Yan: [etnolinguistica] Re: ergatividade em l ínguas Jê setentrionais

Eduardo Rivail Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Mon Mar 15 16:47:26 UTC 2010

Excelentes estes exemplos, Marcelo. O que me deixou curioso: construções semelhantes poderiam ser usadas também com nomes não deverbais?

Isto tem a ver com um outro interesse meu, relacionado intrinsecamente à questão da origem da ergatividade a partir de construções nominalizadas: a intersecção entre mecanismos de mudança de valência em nomes (o que eu chamo de "aplicativos nominais", por exemplo) e verbos.

Então, de volta ao Kaingáng, gostaria de saber se esta mesma posposição que marca o argumento ergativo nestas construções serviria para introduzir um argumento nominal a mais em construções puramente nominais. Por exemplo:

o livro de português do menino
a canoa de madeira do Zé
etc.

--- Em etnolinguistica at yahoogrupos.com.br, Marcelo Jolkesky <marjolkesky at ...> escreveu