Yan: [etnolinguistica] Re: ergatividade em l ínguas Jê setentrionais

Marcelo Jolkesky marjolkesky at YAHOO.COM.BR
Mon Mar 15 18:40:55 UTC 2010

Prezado Eduardo,

Eu acredito que serve sim para introduzir um outro argumento em construções puramente nominais. Não tenho exemplos com o possuidor representado por nomes, mas encontrei os seguintes: (argumentos adicionados: ga 'terra', pó 'pedra' e marmore 'mármore')

(1) ga tỹ ti ĩn
ga        tỹ         ti          ĩn
terra                 3.S.      casa
‘sua casa de terra’

(2) pó tỹ marmore tỹ ti kej
pó        tỹ         marmore           tỹ         ti          kej
pedra                mármore                      3.S       túmulo
‘seu túmulo de pedra de mármore’

Talvez seja interessante fazer o seguinte esclarecimento: há também uma série de outros usos para <tỹ>, p.ex.:

(3) instrumental (INS):
pónh tỹ tóg sẽsĩ pin nĩgtĩ
estilingue INS 3.S.SUJ passarinho acertar EST.PROG
‘Ele acerta o passarinho com o estilingue.’

(4). material (MAT):
gẽgẽ tóg ga tỹ ti ĩn han tĩ
marimbondo SUJ terra MAT 3.S casa fazer PROG
‘O marimbondo faz sua casa de terra.’

(5). apositivo (APO):
ag tóg goj tỹ timanhi ra mũ mũ
3.P SUJ rio APO Tibagi DIR ir.P PERF
‘Eles foram para o rio Tibagi.’

(6). relacional de não contigüidade (RNC):
sỹ vãn tỹ tánh ke vẽ
1.S.ERG taquara RNC azul fazer ASSERT
‘Estou pintando a taquara de azul.’ (lit. estou ‘fazendo azul’ a taquara)

Observe no exemplo (6) que, caso não houvesse <tỹ>, a frase continuaria sendo gramatical, mas teria outro significado, neste caso, com um sentido estranho.

sỹ vãn tánh ke vẽ
1.S.ERG taquara azul fazer ASSERT
‘Estou fazendo a taquara azul.’

Bom, espero que eu tenha ajudado.