Wayang á 'pajé', em Jê Setentrional

Eduardo Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Mon Nov 1 21:11:11 UTC 2010

Prezados,

Estou fazendo um levantamento de empréstimos em todas as famílias do
tronco Macro-Jê, como parte de um trabalho a ser apresentado no
próximo encontro conjunto LSA/SSILA (http://wado.us/abstract:lsa2011).
Em muitos casos, a detecção de empréstimos antes despercebidos vem
ajudando a explicar aparentes exceções a regras diacrônicas e a
padrões fonotáticos das línguas atuais.

Um caso que me parece suspeito é o da palavra para 'pajé' em algumas
línguas Jê do Norte:

Apinajé vayangá (Nimuendaju 1983)
Suyá wayanga (Seeger 1975)
Kaiapó wayangá (Kissenberth 1912)

Digo "suspeito" porque, aparentemente, as correspondências fonológicas
não batem (atenção para o "aparentemente"...).  Além disso, como os
estudos histórico-comparativos Macro-Jê vêm demonstrando, uma palavra
trissilábica é sempre suspeita de ser ou um composto, ou um
empréstimo.

Portanto, ficaria grato se alguém pudesse me fornecer informações
adicionais sobre esta palavra -- incluindo (1) se ocorreria em outras
línguas da família, (2) se é analisável morfologicamente e (3) se
termos semelhantes com significados afins ocorreriam em línguas de
outras famílias (Tupí-Guaraní, por exemplo).

Desde já, muitíssimo obrigado por quaisquer esclarecimentos.

Abraços,

Eduardo

REFERENCIAS:

Kissenberth, Wilhelm. 1912. Über die hauptsächlichsten Ergebnisse der Araguaya-Reise. Zeitschrift für Ethnologie, 44, p. 36-59. http://biblio.etnolinguistica.org/kissenberth-1912-araguaya

Nimuendajú, Curt. 1983. The Apinayé. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi.

Seeger, Anthony. 1975. The Meaning of Body Ornaments: A Suya Example. Ethnology, Vol. 14, No. 3, pp. 211-224.

--
Eduardo Rivail Ribeiro, lingüista
http://wado.us