empr éstimos para 'algodão'? (Re: [etnolinguistica] Arara do Rio Branco e o tronco Tupi)

Marcelo Jolkesky marjolkesky at YAHOO.COM.BR
Mon Nov 8 03:59:10 UTC 2010

Prezado Eduardo,

Muito obrigado pelas suas considerações. Para o termo 'algodão' encontrei também TU ororoapʔa,  KA erery. Não encontrei formas semelhantes em línguas de outras famílias/troncos.

Agora com relação ao termo 'tabaco' em Chiquitano: apesar de **pe corresponder a 'tabaco' em PT (Rodrigues 2007), a princípio não me parece ter sido esta a sua origem. Pode, entretanto, por hipótese, ter vindo do TG *pɨju;  KA pɨjẽɡ SM {tata}puí 'soprar, (expelir ar ou fumaça; fumar)' . Observe ainda que 'tabaco' em Pankaru é poi.

abraços!

Marcelo

PT proto-Tupí
TG proto-Tupí-Guaraní
SM Satere-Mawe
TU Tuparí
KA Karitiana

Referências:

Alves, Poliana M. (2004). O léxico do Tuparí: proposta de um dicionário bilíngüe. Araraquara: UNESP (Tese de Doutorado)

Bontkes, Willem; Bontkes Carolyn (2009) [1978]. Phonemic Analysis of Surui. Anápolis: Associação Internacional de Linguística.

Landin, David (2005). Dicionário e Léxico Karitiana/Português Cuiabá: Sociedade Internacional de Lingüística.

Mendes Jr., Djalma G. (2007). Comparação fonológica do Kuruáya com o Mundurukú. Brasília: UnB (Dissertação de Mestrado)

Petrucci, Victor A. Línguas Indígenas 2007. http://www.oocities.com/indianlanguages_2000/tupi.htm

Rodrigues, Aryon D. (2007). As consoantes do Proto-Tupí. Em: Rodrigues, Aryon D. & Ana Suelly Arruda Câmara Cabral (orgs.), Línguas e culturas Tupí, 1:167-203. Campinas: Curt Nimuendajú; Brasília: LALI/UnB.

--- Στις Δευτ., 08/11/10, ο/η Eduardo Ribeiro <kariri at gmail.com> έγραψε: