a l íngua assoviada dos bororo

Geraldo Faria faria_geraldo at HOTMAIL.COM
Fri Sep 17 12:12:25 UTC 2010

Rafael Nonato,

Daniel Everett também relata fato idêntico entre os Pirahã. Ele fez PosDoc aí no MIT, se não me engano, e você ler um pouco mais nas publicações dele, ou no livro Don't Sleep, there are snakes 2008 (páginas 185-6, 189), ou até mesmo entrando em contato com ele.

Sem mais,

Geraldo

To: etnolinguistica at yahoogrupos.com.br; nevins.andrew at gmail.com
From: rafaeln at gmail.com
Date: Thu, 16 Sep 2010 21:06:23 -0400
Subject: [etnolinguistica] a língua assoviada dos bororo

Olá todos.

Recentemente um colega me chamou a atenção para um texto escrito em 86
sobre a língua assobiada dos caçadores Bororo e Karajá
<http://www.ssa-sag.ch/bssa/pdf/bssa50_04.pdf>. Eu trabalho faz alguns
anos com os Bororo da aldeia Córrego Grande, mas nunca ouvi falar da
sua língua assoviada fora desse texto. Meu principal consultor, Dario
Brame, afirma que no passado os caçadores empregavam uma linguagem
assoviada, mas descreveu-a de forma diferente à descrita no texto de
Desidério Aytai. Aytai descreve uma correspondência entre / segmentos
falados e assoviados, e segundo Brame tratava-se apenas de usar certos
cantos de pássaros como mensagens pré-combinadas entre os caçadores. É
verdade que Aytai também notou que a altura das vogais assobiadas
correspondia mais bem a uma melodia fixa que a um correlato
lingüístico qualquer, e pode bem ser que ambos estejam corretos, e que
as mensagens assobiadas fossem disfarçadas melodicamente como cantos
de pássaros.

Aytai diz no texto que possuía gravações da língua assoviada dos
Bororo, que ele tinha conseguido direto com o padre salesiano César
Albisetti. Será que alguém na lista saberia sobre o possível destino
dessas gravações? Aytai faleceu em 98, e talvez os Salesianos ainda
guardem essas gravações, mas eu não saberia a quem me dirigir.

abraços

--
Rafael Nonato
Aluno de doutorado do Departamento de Lingüística do MIT