o senador delcidio e os ofai é

Carlos Alberto dos Santos Dutra dutracarlito at UOL.COM.BR
Sun Sep 19 19:45:45 UTC 2010

Solicito Divulgação
Prof. Carlito

O SENADOR DELCIDIO E OS OFAIÉ
Carlos Alberto dos Santos Dutra [1]

 É muito bom receber um amigo. Disse isso na sua última visita a
Brasilândia,
 terra dos Ofaié. Hoje, porém, dia 19 de setembro de 2010, a caravana do
 Senador Delcídio do Amaral passa com maior entusiasmo. É recepcionado e
 saudado com fogos e carreatas. Acenos de mãos e aplausos unem PT e PMDB no
 discurso local.

 Ah, como seria bom se a harmonia e a paz reinasse entre os homens. Ah, como
 seria bom se a política e sua prática cobrisse a todos com os benefícios
 prometidos em campanha.

 Desde o mais alto posto do poder instituído até o mais humilde torrão de
 existência, há olhos de esperança voltados para esse homem de cabelos
 brancos e retas intenções.

 Ah, como seria bom que suas palavras fossem capaz de vencer o medo e a
 hipocrisia que por vezes o cercam. Ah, como seria bom que o Senador fosse
 capaz de romper com o fisiologismo da urbe e avançasse pela poeira dos
 campos, onde sobrevivem acampados,  aldeados, os esquecidos de toda sorte.
 Porque sei que ele é capaz.

Falo da margem, dos que se encontram distantes dos palanques. Falo dos Ofaié
 que neste mesmo dia de alegria pela chegada de Delcídio, esse povo celebra
 tristeza de vivenciar mais uma tragédia de morte. Ah, Senador nos perdoe
mas
 são tantas as injustiças, que essa, é apenas mais uma. Só que essa dor é
tão
 recente e ainda cala fundo.

Primeiro foi meu primogênito, Sebastião, jogado de um hospital para outro,
 até morrer de meningite em São José do Rio Preto, minha primeira perda.
 Depois foi meu marido, Eduardinho, hábil artesão, que fazia flechas lindas
 as vendia a troco de uns poucos cruzados, desassistido em hospital, morreu
 de câncer, para tristeza de minha alma.

 Depois, foi de novo, aquela doença cruel que devorou minha carne e minhas
 esperanças, debilitando-me ao extremo, porém sobrevivi, e hoje vivo abaixo
 de remédios contando os meus dias, vendo a aldeia desaparecer.

 Agora o meu filho João que, para defender-me da ação de invasores patrícios
Guarani, chegou ao extremo do que a injuria suporta e deu cabo do agressor.
 Ah, Senador, como dói saber que ele logo em seguida correu à cidade para se
 entregar.

 Ah, Senador, como gostaria Alfredo, nosso sábio ancião, de contar-lhe nossa
 história, se vivo fosse. Ah, Senador, como sua doce esposa iria sofrer ao
 ouvir as histórias de Eugênia e Francisca, Dirce e Maria, entre tantas mães
 que perderam seus filhos e que também já partiram.

 Ah, Senador, como gostaria essa mãe, Cida, que o senhor pudesse zelar e
 proteger o seu filho, nesta hora tão difícil, preso numa delegacia por
 defender a vida desta anciã, nos poucos dias que lhe restam. Depois de tudo
 que me foi tirado, nossa aldeia abandonada pela Funai, nas mãos de
 saqueadores e péssimas lideranças, minha esperança, deposito-a em suas
mãos.

 Meu título de eleitor?, Desculpe, Senador. Ele está tão desbotado devido a
 fumaça do barraco e as lágrimas que choro agora, que tenho até vergonha de
 mostrar...

 --------------------------------------------------------------------------------[1] - Sobre os indígenas Ofaié ver http://dutracarlito.vilabol.uol.com.br