"Angola" = 'negro'? A prop=?ISO-8859-1?Q?=F3sito_de_uma_palavra_Kipe=E1_?=e Borum

Spirito Santo spiritomusik at GMAIL.COM
Fri Feb 4 12:46:21 UTC 2011

Eduardo,

Angola (Ngola) é uma palvra oriunda do Ki-kongo clássico, língua do antigos
bakongos, os originais do século 14 que se expandindo geraram os povos
kimbundo e umbundo da república de Angola de hoje em dia. A palavra (Muene*
Ngola*) é na verdade um título nobiliárquico retirado do nome de um lugar,
usado na época (séculos 16, 17 e 18) na região dos reinos do Ndondo e do
Matamba (terras da rainha Nzinga Mbandi). Significa literalmente  '*senhor*',
'*soba*', '*Rei*' de um reino.  No reino do Kongo, espécie de sede de muitos
reinos da região durante certo tempo, o título era Muene*Kongo* (senhor do
Kongo).

Em 4 de fevereiro de 2011 10:03, Eduardo Rivail Ribeiro
<kariri at gmail.com>escreveu:

> Prezados,
>
> Em artigo que deverá sair no próximo número da Liames (no prelo), descrevo
> vários empréstimos que ocorrem no léxico Kipeá (e Dzubukuá), incluindo
> alguns oriundos de outras línguas Macro-Jê. Um dos empréstimos é uma palavra
> para 'negro', gorá; palavra semelhante ocorre também em Borum (Krenák), como
> mencionei aqui na lista há um tempo (http://lista.etnolinguistica.org/173).
> Ocorre, por exemplo, no vocabulário Botocudo de Charles Frederick Hartt como
> engóra 'negro' ["en scarcely audible"], com a sugestão de que é "[E]vidently
> [...]

Spirito Santo