Sayn=?Windows-1252?Q?=E1wa_?=(Pano)

Cláudio Couto tijuann at HOTMAIL.COM
Sat Feb 26 17:26:15 UTC 2011

A minha dissertação “Análise fonológica do Saynáwa (Pano): a língua dos índios da T. I. Jamináwa do Igarapé Preto”, disponibilizada recentemente no site do Etnolingüística, trata da análise da fonologia da língua Saynáwa (família lingüística Pano), e foi defendida na UFPE em 2010 sob a orientação da prof. Dra. Stella Telles (UFPE-NEI).

Acreditava-se que os índios da Terra Indígena Jamináwa do Igarapé Preto (município de Rodrigues Alves-AC, região do rio Juruá) eram da etnia Jamináwa, entretanto, de acordo com nosso estudo identificamos que os índios do Igarapé Preto não são Jamináwa e sim Saynáwa, e que cerca de 8 dos 26 índios dessa etnia ainda falam o Saynáwa, idioma até então desconhecido pelo mundo acadêmico conforme a bibliografia consultada.

Espero que minha análise do Saynáwa possa ser útil para os demais estudos da família lingüística Pano. Além disso, agradeço ao Etnolingüística pela inclusão da minha dissertação em seu banco de dados.
 Cláudio Couto.