Sons palatais

Gabriel de Ávila Othero gab.othero at GMAIL.COM
Thu Mar 3 12:45:06 UTC 2011

Prezados colegas.

Estou lendo um trabalho sobre a "líquida" palatal de a[lh]o (como tb em o[lh]o, joe[lh]o, etc.), e, lá pelas tantas, aparece um trecho que me deixou com dúvidas. Diz o trabalho que a palatal é pronunciada como [y] -- ou seja, é vocalizada -- (como em a[y]o, o[y]o, joe[y]o, etc.) em PB provavelmente por causa da inflência de línguas indígenas brasileiras que não apresentam a líquida palatal em seu inventário fonético.

Minha dúvida principal é a seguinte (apesar de eu não ter gostado da explicação em si): há registro de alguma língua indígena brasileira que conte com essa consoante palatal em seu inventário fonético?

Agradeço pelos esclarecimentos.

Um abraço,

Gabriel