Lan=?iso-8859-1?Q?=E7amento_?=de Livro em Campo Grande-MS [1 Anexo]

Carlos Alberto dos Santos Dutra dutracarlito at UOL.COM.BR
Mon Nov 28 19:45:58 UTC 2011


Aos Colegas e Amigos
Convido-os para o lançamento que ocorrerá em Campo Grande-MS





"(...) Há muito tempo era preciso contar essa história de um jeito diferente. E eis que surge a oportunidade. Trata-se da história do que restou da nação Ofaié, que vivem hoje no município de Brasilândia, na porção sudeste do Estado de Mato Grosso do Sul, cuja presença por ali ainda não é de todo entendida pelos historiadores. Seguramente esses indígenas são os últimos sobreviventes dos antigos caçadores, pescadores e coletores que, até o início do século XX, chegaram ao número de dois mil indivíduos, mantendo suas aldeias ao longo de toda a margem direita do alto curso do rio Paraná. 



A historiografia construída pelo Estado nunca deu maiores espaços ao homem autóctone brasileiro. Quando conseguiu ir além dos laços do etnocentrismo que a caracterizou, por meio da pena de algum viajante sensibilizado, dignou-se tão-somente em descrever os massacres praticados contra os primeiros habitantes dessa terra. E lá estavam eles, esses bugrinhos enxeridos, pelas curvas da história e dobras do tempo, com suas flechas em riste, insistindo em obstaculizar as rotas bandeirantes, monções fluviais e frentes desbravadoras de ocupação agropastoril, que praticamente tomaram de assalto o planalto meridional, a partir do século XVIII.

 

Foi o que aconteceu com o povo Ofaié. Depois de permanecer por um longo período da história no mais completo anonimato, e empreender uma insólita trajetória de resistência e sobrevivência, hoje, eles finalmente figuram na relação oficial das sociedades indígenas do Brasil. Pois é sobre o passado dessa gente que cruza todos os dias pelas ruas, a nossa frente, no município de Brasilândia e em outras cidades do Estado, que este livro - fruto de uma dissertação de mestrado - retrata e quer falar (...)". 



Atenciosamente.
Prof. Carlos Alberto dos Santos Dutra (Carlito)
http://dutracarlito.com
http://ofaie.com



--------------------------------------------------------------------------------
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20111128/81e5f434/attachment.htm>
-------------- next part --------------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: conviteofaie.JPG
Type: image/jpeg
Size: 93388 bytes
Desc: not available
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20111128/81e5f434/attachment.jpe>


More information about the Etnolinguistica mailing list