Palestra 'ASPECTOS FONOL ÓGICOS DA LÍNGUA ARARA (KARÍB)'

Ricardo Bezerra Sampaio ricardobezerrasampaio at YAHOO.COM.BR
Thu Sep 22 04:22:53 UTC 2011


Olá amigos listeiros,
Venho divulgar a palestra'ASPECTOS FONOLÓGICOS DA LÍNGUA ARARA (KARÍB)', a ser proferida por Ana Carolina Alves, pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi. Seguem abaixo as informações sobre inscrição e um preview da palestra:

O PET/LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA e o Grupo de Pesquisa em Línguas Indígenas em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA e a Área de Linguística do Museu Paraense Emílio Goeldi convidam os acadêmicos do curso de Letras e a comunidade em geral para a palestra “Aspectos Fonológicos da Língua Arara (Karíb)” como parte do Seminário Rodas de Linguística, a ser proferida por Ana Carolina Alves, Mestre em Linguística pela Radboud University Nijmegen, Holanda.

Data: 29/09/2011
Local: Auditório do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará
Horário: 16:00h
Inscrições: a serem realizadas através do e-mail rodasdelinguisticaufpa at yahoo.com.br. 
Informações necessárias: nome completo, curso e matrícula.
ASPECTOS FONOLÓGICOS DA LÍNGUA ARARA (KARÍB)
Arara, também conhecida como Arara do Pará ou Arara do Xingu, é uma língua pertencente à família linguística Karíb. Esta língua é falada por aproximadamente 358 pessoas na região do Médio Xingu, Estado do Pará. A exata localização da língua Arara em relação às outras línguas dessa família linguística ainda não está totalmente definida, principalmente por que os estudos existentes ainda não são suficientes para se estabelecer uma sólida base comparativa. O presente trabalho visa complementar esses estudos apresentando uma análise do sistema fonológico da língua baseada em dados atuais. Tal análise examina os inventários vocálico e consonantal, bem como suas variações alofônicas. A metodologia utilizada seguiu os métodos tradicionais da teoria fonêmica, além de técnicas de análise acústica, principalmente para a descrição das vogais. Os resultados obtidos são fundamentais tanto para o entendimento sincrônico
 da língua e sua contribuição para os estudos tipológicos, quanto para auxiliar os estudos de distribuição genética da família Karíb.


Grato pela atenção de todos,
Ricardo

________________________________

Ricardo Bezerra Sampaio

Instituto de Letras e Comunicação - Faculdade de Letras
Laboratório de Ciências da Linguagem - Sala 7
Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto
Rua Augusto Corrêa, 01 - Guamá
66.075-900 Belém (PA)
Fone/Fax: (91) 3201.8016
e-mail: ricardobezerrasampaio at gmail.com
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20110921/d7c4e8c7/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list