Correios homenageia o Povo Ofai é

Carlos Alberto dos Santos Dutra dutracarlito at UOL.COM.BR
Thu Apr 12 19:11:11 UTC 2012


Correios homenageia Povo Ofaié


A agência dos Correios do município de Nova Andradina, em Mato Grosso do Sul, irá lançar no dia 20 de abril, sexta-feira, as 10 horas da manhã, um carimbo comemorativo ao Dia Municipal do Povo Indígena Ofaié Xavante. 
 
O evento que ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Nova Andradina, torna oficial a iniciativa do vereador Vicente Lichoti que foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, através da Lei 016/2011 e que instituiu o Dia Municipal do Povo Indígena Ofaié no município de Nova Andradina. 
 
Com o lançamento do carimbo comemorativo consolida-se na história da região o reconhecimento da presença desses indígenas que sempre habitaram a margem direita do rio Paraná construindo seus aldeamentos nos municípios de Ivinhema, Angélica, Nova Andradina, Batayporã, Anaurilândia, Taquarussu, Bataguassu e Brasilândia. 
 
Hoje, os últimos remanescentes desses indígenas de hábitos caçadores e coletores, onde ainda se encontram alguns falantes do idioma ofayé, do grupo macro Jê, vivem na Aldeia Enodi, no município de Brasilândia.  
 
Durante o ato de lançamento, além das autoridades do poder Executivo e Legislativo do município, deverão estar presentes estudantes universitários locais e os representantes indígenas Ofaié, José de Souza Kói, cacique, Ataíde Francisco Xehitâ-ha, da associação indígena, e Silvano de Moraes Hâgu-Tahâk, professor da escola municipal Ofaié E-Iniecheki, que virão de Brasilândia acompanhados do professor Carlos Alberto Dutra, historiador que pesquisa a trajetória desta etnia desde 1986.
 
Mais informações em:
http://ofaie.com/carimbo.html
 
Fonte: http://ofaie.com
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20120412/cfee00b5/attachment.htm>
-------------- next part --------------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: carimbo-carimbo.JPG
Type: image/jpeg
Size: 21206 bytes
Desc: not available
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20120412/cfee00b5/attachment.jpe>


More information about the Etnolinguistica mailing list