Arib=?ISO-8859-1?Q?=E9_'prato'=2C_uma_rel=EDquia_Karir=ED_no_portugu=EAs_?=regional?

Eduardo Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Mon Jun 4 22:46:29 UTC 2012

Prezados,

Ampliando a amostra, uma busca por "aribé bacia" (em vez de "prato")
revela ainda exemplos de Serra Talhada (http://goo.gl/pN2RR),
Gameleiras (http://goo.gl/8tMGa) e Petrolina (http://goo.gl/3RO2M),
cidades pernambucanas.

Mais curioso ainda é o fato de que a palavra aparece em vários
dicionários de umbanda, com significado semelhante (tais "dicionários"
são, explicitamente, identificados como sendo "Yoruba", mas contêm
vários termos de origem Tupi):

ARIBÉ — Panela ou frigideira feita de barro

Lapenda (2005:256) menciona a existência desta palavra em Iatê,
atribuindo-a a empréstimo Karirí. Mas, se ocorre no português
regional, poderia ter sido empréstimo indireto.

Mais uma vez, obrigado, de antemão, por quaisquer dicas!

--
Eduardo Rivail Ribeiro, lingüista
http://etnolinguistica.org/perfil:9

Nosso website reúne links para diversos recursos online,
incluindo:

*Teses (www.etnolinguistica.org/teses)
*Periódicos (www.etnolinguistica.org/periodicos)
*Línguas indígenas na mídia (www.etnolinguistica.org/imprensa)
*Outros websites de interesse (www.etnolinguistica.org/sites)

Para sugerir novos links ou corrigir links desatualizados,
escreva para links at etnolinguistica.org. Para informar-se sobre novos acréscimos ao website, visite http://twitter.com/etnolinguistica

O uso dos recursos da lista Etnolingüística baseia-se no
reconhecimento e aceitação de suas diretrizes. Para conhecê-las,
visite www.etnolinguistica.org/normas