Salvaguarda de L ínguas Indígenas

tchacon69 tchacon69 at YAHOO.COM.BR
Mon Jun 18 17:58:30 UTC 2012


Prezados,

Como alguns dos usários dessa lista devem saber, o Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (IPHAN) está retomando as atividades pertinentes ao Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL). O objetivo desse inventário é mapear, identificar e reconhecer as línguas faladas no Brasil, além de produzir um diagnóstico da vitalidade dessas línguas.

Um ponto que ficou em aberto depois da extinção do Grupode de Trabalho da Diversidade Linguística (GTDL) foi a questão de metodologias para a salvaguarda das línguas. Como as mesmas receberão o reconhecimento de "Referência Cultural do Brasil", também farão jus a políticas de salvaguarda.

Nesse sentido, gostaria de perguntar a todos quais são experiências bem sucedidas no Brasil de ações de fortalecimento de línguas indígenas. É de especial relevância para nós ações que se inserem em programas mais amplos e de caráter sistemático, assim como ações que trabalham o fortalecimento linguístico em interface com outras frentes, como educação, cultura, território, saúde e economia.

Peço a todos que tenham informações sobre esses tipos de ações e programas que por favor me enviem referências, links ou contatos para que possamos conhecer mais a fundo esses programas.

email: thiago.chacon at iphan.gov.br 

Desde já agradeço,

Thiago Chacon
Consultor - IPHAN - NDL

PS: Ressalto também que estou iniciando um levantamento sobre institutos admistrados por organizações indígenas que visam à proteção de línguas minortiárioas e culturas tradicionais pelo mundo. Esse levantamento se insere dentro do programa do Consórcio de Treinamento em Documentação e Conservação Linguística (ww.ctldc.org), do qual faço parte como pesquisador associado

-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20120618/721b76a5/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list