Salvaguarda de L ínguas Indígenas

Roberta linda robert1nh4 at HOTMAIL.COM
Tue Jun 19 14:16:47 UTC 2012


Thiago creio que o desafio a ser enfrentado seja grande. 
Pessoalmente trabalho numa área de grande diversidade linguística e étnica que é o Alto Rio Negro.
Aqui no IFAM  ainda não há uma preocupação por parte da reitoria em incentivar essas ações, entretanto, aqui no Campus de São Gabriel da Cachoeira alguns professores procuram promover a valorização das línguas maternas através de projetos de pesquisa e de ensino. É como eu disse antes, a reitoria não vê a necessidade , portanto tudo  fica mais difícil. 
Em 2009 produzi com os alunos internos da etnia yanomami um material que denominamo Kamie Yanomami keya yai - orgulho em ser yanomami; uma coletânea de histórias da etnia feita pelos alunos durante as aulas de artes. 
Efetivamente não há uma ação institucional ainda, entretanto creio que se o IPHAN nos procurasse para firmar uma parceria poderíamos fazer um trabalho nesse sentido.

Forte abraço
Profa. Roberta Enir - IFAM CSGC

To: etnolinguistica at yahoogrupos.com.br
From: tchacon69 at yahoo.com.br
Date: Mon, 18 Jun 2012 17:58:30 +0000
Subject: [etnolinguistica] Salvaguarda de Línguas Indígenas
















 



  


    
      
      
      Prezados,



Como alguns dos usários dessa lista devem saber, o Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (IPHAN) está retomando as atividades pertinentes ao Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL). O objetivo desse inventário é mapear, identificar e reconhecer as línguas faladas no Brasil, além de produzir um diagnóstico da vitalidade dessas línguas.



Um ponto que ficou em aberto depois da extinção do Grupode de Trabalho da Diversidade Linguística (GTDL) foi a questão de metodologias para a salvaguarda das línguas. Como as mesmas receberão o reconhecimento de "Referência Cultural do Brasil", também farão jus a políticas de salvaguarda.



Nesse sentido, gostaria de perguntar a todos quais são experiências bem sucedidas no Brasil de ações de fortalecimento de línguas indígenas. É de especial relevância para nós ações que se inserem em programas mais amplos e de caráter sistemático, assim como ações que trabalham o fortalecimento linguístico em interface com outras frentes, como educação, cultura, território, saúde e economia.



Peço a todos que tenham informações sobre esses tipos de ações e programas que por favor me enviem referências, links ou contatos para que possamos conhecer mais a fundo esses programas.



email: thiago.chacon at iphan.gov.br 



Desde já agradeço,



Thiago Chacon

Consultor - IPHAN - NDL



PS: Ressalto também que estou iniciando um levantamento sobre institutos admistrados por organizações indígenas que visam à proteção de línguas minortiárioas e culturas tradicionais pelo mundo. Esse levantamento se insere dentro do programa do Consórcio de Treinamento em Documentação e Conservação Linguística (ww.ctldc.org), do qual faço parte como pesquisador associado





    
     

    
    






   		 	   		  
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20120619/30c1b42c/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list