Publica=?iso-8859-1?Q?=E7=F5es_Pl=EDnio_?=Ayrosa(Diccionario Portuguez-Brasiliano e VLB)

Eduardo Rivail Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Wed Mar 14 20:06:29 UTC 2012

Caro Félix,

Ambos os trabalhos foram digitalizados pelos colegas do CEDOCH/USP, que fornecem também fichas descritivas muito úteis. Dê uma olhada:

http://www.fflch.usp.br/dl/documenta/fichas_descritivas/Ayrosa_1934.htm

http://www.fflch.usp.br/dl/documenta/fichas_descritivas/Ayrosa_1938.htm

Pelas descrições fornecidas, você verá que se trata de duas fases muito diferentes na história da língua. O VLB é um vocabulário jesuítico do começo do séc. XVII (manuscrito de 1622), enquanto o DPB (manuscrito de 1751) é de uma fase bem posterior (o "Brasiliano" de Edelweiss).

--- Em etnolinguistica at yahoogrupos.com.br, Felix Tupinikim <felixtupinikim at ...> escreveu