Que fazer?

Sergio Monteiro monteiroserge at YAHOO.COM
Fri Mar 16 00:30:40 UTC 2012

Oi gente,

Eu ganhei uma co'pia da autobiografia do Zacharias Taylor: "Zacharias Taylor's Autobiography".  O Zacharias, origina'rio dos Estados Unidos, foi um pastor batista que espalhou o virus mental na Bahia e arredores no final dos anos 1800 e princi'pios de 1900.  O texto e' muito interessante sob o ponto de vista histo'rico, tendo pouco interesse lingui'stico (algum sim, mas pequeno).  E' escrito em ingle^s, mas o Zacharias falava portugue^s tambe'm, e tece comenta'rios so^bre a lingua e os costumes.

Este livro nunca foi publicado, existindo algumas pouqui'ssimas co'pias datilografadas, nem sei quantas, mas certamente não mais do que 5 co'pias.  Uma das co'pias existe na biblioteca da UCLA, da qual foram feitas co'pias xerox legais para um curso na universidade, uma das quais chegou a mim.

Sendo um livro tão raro e desconhecido, e de um certo valor para o entendimento da sociedade brasileira nos u'ltimos anos do impe'rio e primeiros anos da repu'blica, penso que seria interessante acrescenta'-lo ao acervo de obras aa disposic,ão dos nossos estudiosos.

O interesse e' mais histo'rico do que lingui'stico, mas ha' interesse lingui'stico tambem.  A co'pia que tenho e' legal, usado no curso.  Como disse o Vladimir: "que fazer?"  Eu tenho um escaneador de pouca resoluc,ão (300 ponots por polegada), e acredito que posso encontrar um escaneador melhor, dado o valor da obra.  Eu li e achei muito interessante, mas, e' claro, o livro não atrairia o leitor comum, mas apenas quem tem grande interesse no assunto.

Grato.

Sergio

_o

 _ \<,_