O G=?utf-8?Q?=C3=8A_?=DOS GERAIS

Rodrigo Martins dos Santos geografeiro at YAHOO.COM.BR
Thu Apr 4 14:15:58 UTC 2013


Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais, modalidade Povos e Terras Indígenas.



Autor: Rodrigo Martins dos Santos (Geógrafo, especialista em geotecnologias). 

Título: O GÊ DOS GERAIS – Elementos de cartografia para a etno-história do Planalto Central: contribuição à antropogeografia do Cerrado.

Palavras-Chave: Antropogeografia; Etno-história; Cartografia Étnica; Povos Indígenas; Cerrado; Planalto Central do Brasil.

Resumo: Esta dissertação localiza diversos povos indígenas que habitavam o Planalto Central e, portanto, uma parte do Cerrado, antes das invasões Luso-Brasileiras. Será dado maior enfoque a uma porção desse espaço chamado regionalmente de Gerais. Tenho como base o mapa de Curt Nimuendaju que apresenta lacunas na localização de etnias em algumas áreas do centro do país. Pretendo esclarecer um problema que é a insuficiente disposição de informações cartográficas a respeito de quais eram e onde estavam os povos indígenas do Brasil Central, em especial num polígono que abrange o Noroeste e Triângulo Mineiro, todo o Estado de Goiás, extremo nordeste do Mato Grosso e sudoeste do Pará, grande parte do Tocantins, região sul do Maranhão e do Piauí, e oeste da Bahia. A hipótese central é de que há mais informações sobre etnias nessa região do que as apresentadas por Nimuendaju. [Continue lendo...]
http://popygua.blogspot.com.br/2013/03/ogedosgerais.html


Para baixar a dissertação e ter acesso ao áudio-visual da defesa pública, acesse http://popygua.blogspot.com.br/2013/03/ogedosgerais.html


-- 

Rodrigo Martins dos Santos

site: http://popygua.blogspot.com/
fone.: (61) 8150-2130 - TIM - skype: geo_mapeador
twitter: @RodrigoPopygua - facebook: VeraPopygua

_______________________
NÓS temos que cuidar do mundo como cuidamos da nossa casa, ele é nossa morada! 
Cuide de sua casa, cuide do nosso mundo.
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20130404/313476f5/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list