os nomes da batata doce

r.miller at UFSC.BR r.miller at UFSC.BR
Tue Nov 5 13:36:15 UTC 2013

Prezados Laércio, Cristina, Francisco, Januacele, Renato, Ellen, Monica,
Mario Andrade, Frank, David, Stella, Gustavo e Fabiana, muito obrigado
por sua ajuda.

Os comentários reforçaram os resultados dos artigos citados abaixo- o
Macro-Gê é considerado o tronco mais antigo da América do Sul, 7266 anos
na feitiçaria de Automated Similarity Judgement Program (ASJP), mas sem
reconstruir uma proto-palavra para estas espécies agrícolas.

Na realidade, deve haver algo terrivelmente errado em usar esta
metodologia para estes fins. Talvez a agricultura é mais dinâmica e os
termos evoluem com uma rapidez maior do que outras partes da língua,
para ter um resultado tão fora da lógica, deixando os Jê perambulando
como caçadores-coletores nômades durante 7.000 anos...

Agradeço mais uma vez, e abraços a todos, Rick Miller

> Hi Rick,
>
> this publication apparently aims to clarifiy this:
> http://ethnobiology.org/publications/contributions/paleobiolinguistic-atlas-new-world-crops [14]
>
> but it seems it is not published yet:
> http://ethnobiology.org/publications/contributions [15]
>
> only a some chapters on other crops such as manioc, chili, squash, see
>
> wwwstaff.eva.mpg.de/~wichmann/SquashPublished.pdf/‎/

> [...]
 jat" e a
palavra em uso comum entre os Guarani "jety". Estas semelhanças procedem em outras línguas? É uma coincidência, ou a batata doce é uma cultura primordial? Atenciosamente, Rick Miller

Links:
------
[1]
http://br.groups.yahoo.com/group/etnolinguistica/post;_ylc=X3oDMTJwYWY2aDBlBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzg5NzgzNTgEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTEzNDQ4BG1zZ0lkAzM3MzYEc2VjA2Z0cgRzbGsDcnBseQRzdGltZQMxMzgzMTM5MjQ0?act=reply&messageNum=3736
[2]
http://br.groups.yahoo.com/group/etnolinguistica/post;_ylc=X3oDMTJlMHNnbmF1BF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzg5NzgzNTgEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTEzNDQ4BHNlYwNmdHIEc2xrA250cGMEc3RpbWUDMTM4MzEzOTI0NA--
[3]
http://br.groups.yahoo.com/group/etnolinguistica/message/3725;_ylc=X3oDMTM0ZTE1MjFpBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzg5NzgzNTgEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTEzNDQ4BG1zZ0lkAzM3MzYEc2VjA2Z0cgRzbGsDdnRwYwRzdGltZQMxMzgzMTM5MjQ0BHRwY0lkAzM3MjU-
[4]
http://br.groups.yahoo.com/group/etnolinguistica/members;_ylc=X3oDMTJmdjE5NWpoBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzg5NzgzNTgEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTEzNDQ4BHNlYwN2dGwEc2xrA3ZtYnJzBHN0aW1lAzEzODMxMzkyNDQ-?o=6
[5]
http://br.groups.yahoo.com/group/etnolinguistica;_ylc=X3oDMTJlZTdxcWc4BF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzg5NzgzNTgEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTEzNDQ4BHNlYwN2dGwEc2xrA3ZnaHAEc3RpbWUDMTM4MzEzOTI0NA--