encontro intercultural 'l=?ISO-8859-1?Q?=EDnguas_?=panos' [1 Anexo]

Eliane Camargo camargo at VJF.CNRS.FR
Sat Nov 9 14:48:14 UTC 2013


Pensar a língua. Pensar a escrita além fronteiras:
Reflexões cruzadas entre professores indígenas, linguistas e educadores da Amazônia (Peru e Brasil)
Oficinas interculturais em Puerto Esperanza, Peru
DIGEIBIR, IFEA e Association Ipê
De 16 a 21 de novembro de 2013

Unificando o alfabeto de línguas indígenas em regiões transfronteiriças

A fronteira geopolítica dos nove países que cobrem a Amazônia -- Brasil,Bolivia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e a França, representada pela Guiana Francesa -- é muitas vezes habitada por diferentes etnias que se encontram em duas e às vezes em três fronteiras.

Esses povos provêm de uma mesma família linguística separada politicamente por uma fronteira não existente em seus espíritos. Ela está porém presente nas aplicações de leis de cada país onde o grupo vive.  O mesmo ocorre com a aplicação de diferentes programas nacionais como a saúde e a educação.

Quanto a este último, observa-se que uma mesma língua é tratada de forma distinta de cada lado da fronteira por falta de acordos institucionais entre organismos competentes dos países concernidos. Até o presente, não existe nenhuma política linguística diferenciada de consenso transfronteiriço para temas comuns como o de educação. Neste encontro três línguas panos serão abordadas:o caxinauá, o matsés e o xaranauá, juntamente com professores indígenas de cada línguas, com línguistas especialistas de cada uma das línguas e com educadores.

Programa apoiado pelo Instituto francês de Estudos andinos (IFEA, através do Setor de Cooperação regional da Embaixada Francesa), pela Direção geral de educação intercultural bilingue e rural (DIGEIBIR) do Ministério de Educação do Peru (Minedu), pela UNICEF-Peru, e pelo Setor de educação Indígena da Secretaria de Educação do Acre e com o apoio da  científico Associação Ipê para o diálogo intercultural: pesquisa e ação (http://ipe-recherche-action.org/).

Convido a todos a ver em atachado o cartaz do evento.

Obrigada pela atenção!
Eliane Camargo
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20131109/7cd8b8fe/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list