Bororo Macro-J ê

Eduardo Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Sun Apr 13 20:54:52 UTC 2014

Caro Evandro,

Obrigado pela excelente pergunta. Não tenho acesso a meus livros no
momento, portanto o que digo é de memória ou baseado no que pode ser
encontrado online. Embora Guérios tenha apontado semelhanças entre o
Boróro e uma língua Jê do Norte (o Timbíra) já em 1939, a inclusão do
Boróro no tronco Macro-Jê só viria a ocorrer mais recentemente. Mason
(1950), que foi quem cunhou o termo "Macro-Ge" (Macro-Jê), manteve o
Boróro à parte, mas as classificações mais recentes (Rodrigues 1970,
1986; Greenberg 1987; Kaufman 1994) são unânimes no que diz respeito a
sua inclusão (mais precisamente, da família Boróro, que inclui também
as línguas Otukê e Umutína).

Agora, trata-se de uma hipótese que, embora bastante plausível (na
minha opinião), precisa ser estudada mais a fundo (como acontece com
grande parte do tronco Macro-Jê). As evidências de parentesco
lingüístico detectadas até o momento, de natureza principalmente
gramatical, são bastante sugestivas. As principais, dentre elas, são
aquelas levantadas por Aryon Rodrigues (1992, 1993, 2000), que se
baseiam em parte nas de Guérios (1939). Eu, particularmente, acredito
que o Boróro é, sim, parte do tronco Macro-Jê, embora seja um caso
muito menos óbvio do que, digamos, o Maxakalí, o Borum e o Ofayé.
Mesmo o Chiquitano e as línguas da família Jabutí parecem ser mais
obviamente Macro-Jê que o Boróro. Eu pretendo retomar a reconstrução
do Proto-Boróro, que havia iniciado com o saudoso Lincoln Amarante
Ribeiro, e talvez isso ajude a detectar evidências adicionais.

Não duvido, aliás, que as semelhanças culturais, mencionadas por
Lévi-Strauss e tão amplamente documentadas pelo pessoal de Harvard e
outros, tenha tido uma parcela de influência na inclusão do Boróro no
tronco lingüístico Macro-Jê, ou pelo menos da solidificação da idéia,
entre lingüistas e antropólogos, de que o Boróro é Macro-Jê.

-----

Referências disponíveis online:

Guérios, Rosário F. Mansur. 1939. O nexo lingüístico
Bororo/Merrime-Caiapó (contribuição para a unidade genética das
línguas americanas). Revista do Círculo de Estudos "Bandeirantes",
2.61-74. Curitiba.
http://www.etnolinguistica.org/biblio:guerios-1939-nexo

Mason, J. Alden. 1950. The Languages of South American Indians. In
Steward, Julian H. (ed.), Handbook of South American Indians, Vol. 6:
Physical Anthropology, Linguistics, and Cultural Geography of South
American Indians, p. 157-317. Smithsonian Institution, Bureau of
American Ethnology, Bulletin 143. Washington: Government Publishing
Office.
http://www.etnolinguistica.org/hsai:vol6p157-317

Rodrigues, Aryon Dall’Igna. 1970. Línguas ameríndias. In Grande
Enciclopédia Delta-Larousse, p. 4034-4036. Rio de Janeiro: Editora
Delta
http://www.etnolinguistica.org/biblio:rodrigues-1970-linguas-amerindias

Rodrigues, Aryon Dall’Igna. 1992. Um marcador Macro-Jê de posse
alienável. Anais da 44ª Reunião Anual da SBPC (São Paulo, SP), p. 386.
http://www.etnolinguistica.org/biblio:rodrigues-1992-marcador

Rodrigues, Aryon Dall’Igna. 1993. Uma hipótese sobre a flexão de
pessoa em Bororo. Anais da 45a Reunião Anual da SBPC (Recife, PE),
vol. 2, p. 509.
http://www.etnolinguistica.org/biblio:rodrigues-1993-bororo

Rodrigues, Aryon Dall'Igna. 2000. Flexão relacional no tronco
Macro-Jê. Boletim da Associação Brasileira de Lingüística, v. 25, p.
219-231.
http://www.etnolinguistica.org/biblio:rodrigues-2000-flexao

--
Eduardo Rivail Ribeiro, lingüista