Sobre a hist=?ISO-8859-1?Q?=F3ria_?=de "Pindorama"

Eduardo Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Tue Feb 25 19:12:38 UTC 2014

Prezados,

É comum ouvir-se a explicação que "Pindorama" era o "nome original" do
Brasil, "dado pelos índios". Por exemplo, aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pindorama

Eu gostaria de, se possível, obter mais informações sobre a história
do uso deste termo. Mesmo se fosse o nome dado pelos índios a um lugar
específico em seu território, a exemplo de outros termos descritivos,
o uso do termo para se referir ao país me soa, se não como invenção à
la José de Alencar, como uma interpretação romântica (séc. XIX? XX?)
das fontes originais.

Eu gostaria de saber (1) se há algum registro do termo na documentação
seiscentista e (2) se sua divulgação, como nome do "Brasil", se deve
ao trabalho de algum(s) autor(es) em particular.

Desde já, obrigado por qualquer informação.

Eduardo Rivail Ribeiro, lingüista
http://etnolinguistica.org/perfil:9