Fwd: Divulga ção do novo Dossiê da Revista Mediações

Andrés Pablo Salanova kaitire@gmail.com [etnolinguistica] etnolinguistica at YAHOOGRUPOS.COM.BR
Tue Jul 22 09:54:23 UTC 2014


> Chamada de artigos – Revista Mediações
>  
> A Comissão Editorial de Mediações, Revista de Ciências Sociais, do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Londrina, receberá artigos para o volume 19, número 2, correspondente ao segundo semestre de 2014. Este número trará o dossiê temático:
>  
>  
>  Estudos contemporâneos sobre as sociedades Jê (Kaingang e Xokleng) no Sul do Brasil
>  
> O presente dossiê tem por objetivo reunir estudos e pesquisas contemporâneos que contemplem os Índios Jê no Sul do Brasil: Kaingang e Xokleng. Neste sentido, artigos que considerem, por exemplo, a sua cultura material, morfologias sociais, processos históricos, socioculturais, linguísticos, etno-cognitivos e cosmológicos serão bem vindos. Do mesmo modo, abordagens transdisciplinares que conjuguem dados e métodos provindos de várias disciplinas são encorajadas. Considerações acerca de suas tradições orais, regimes de conhecimento, respostas à alteridade e novas espacialidades indígenas na contemporaneidade, ou mesmo, ponderações sobre a adequação das classificações das sociedades indígenas segundo áreas linguístico-culturais na atualidade servem como pano de fundo teórico e analítico propostos neste dossiê. De igual maneira, encorajamos, fortemente, o envio de contribuições dos sujeitos indígenas sobre as temáticas propostas
>  
> Organizadores: Lucio Tadeu Mota; Flávio Wiik
>  
> Recebimento de contribuições até 31 de Julho de 2014
>  
>  
>  
> Além dos artigos para o dossiê, Mediações recebe em fluxo contínuo submissões para a sessão de Artigos sobre temas diversos nas Ciências Sociais, como também Resenhas de livros relevantes para esta área do conhecimento.
>  
>  
> NORMAS PARA COLABORAÇÃO
> Mediações é uma publicação semestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, voltada para divulgação e o debate sobre temas relevantes das Ciências Sociais, mantendo uma linha interdisciplinar, com contribuições da  Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política, bem como de áreas afins.
> Em cada número é publicado um dossiê temático, com prazos definidos para o envio das submissões, além de uma seção livre de artigos e uma de resenhas, ambas com fluxo contínuo.
> Mediações publica textos inéditos em português e em espanhol.  As submissões não deverão estar sendo avaliadas para publicação por outra revista, caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
> A revista conta com uma Comissão Editorial formada por docentes das três áreas das Ciências Sociais, o que contribui para garantir a interdisciplinaridade.
> Os trabalhos são avaliados pela Comissão Editorial, que faz a análise da pertinência das contribuições, segundo a sua adequação à política e às normas para publicação da revista. A análise de relevância e de mérito é de competência de pareceristas ad hoc, de diversas instituições nacionais e internacionais, que poderão aceitar, rejeitar ou aceitar com sugestões os artigos avaliados. Os nomes de autores/as e de pareceristas são mantidos em sigilo.
> Os artigos, acompanhados de título resumo e palavras-chave (em português e em inglês), devem possuir um volume máximo de 40.000 caracteres (com espaços). O resumo, com o máximo de dez linhas, deverá definir com clareza o objeto da discussão. As palavras-chave deverão ser quatro, com vistas a identificar de forma clara o objeto de estudo, o tema ou a área de concentração do artigo.
> As resenhas, de livros ou coletâneas publicados no Brasil nos últimos três anos ou no exterior nos últimos cinco anos, devem tanto apresentar as ideias centrais do(a)s autore(a)s, como as considerações críticas do(a) resenhista sobre o conteúdo do livro ou da coletânea. Devem conter no máximo 8.000 caracteres (com espaços).
> A apresentação dos textos deverá ser em formato  Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, em espaço 1,5 e fonte de 12 pontos. As figuras e tabelas devem ser inseridas no texto, não no final do documento, como anexos. Notas de rodapé devem ser curtas e só serão publicadas se forem essenciais para a compreensão de ideias e conceitos-chave. As citações em língua estrangeira deverão ser traduzidas para o português.
> Os textos devem seguir o sistema de referência ABNT. Citações ao longo do texto deverão obedecer ao padrão Autor(a) (data, p.). Exemplo:
> De acordo com Fernandes (2001, p. 63), "A sociologia, como modo de explicação científica do comportamento social e das condições sociais de existência dos seres vivos, representa um produto recente do pensamento moderno."
> A citação direta ou textual com 40 palavras ou mais deve ser apresentada em parágrafo próprio, sem aspas duplas, iniciando com a linha avançada (equivalente a cinco toques) e terminando com a margem direita sem recuo.
> Quando a citação for indireta, abordando conceitos ou ideias do(a) autor(a) em referência, mas redigido com palavras próprias do(a) autor(a) do artigo, o nome do(a) autor(a) de referência deverá constar dentro de parênteses. Exemplo:
> A dissonância cultural é um dos condicionantes estruturais que reduz a capacidade totalizadora do Estado. Isto se reflete claramente nos conflitos que surgem da contradição que se estabelece entre os Estados Nacionais e a diversidade cultural das populações no mundo globalizado (MÉSZÁROS, 2002, p. 126).
> Quando se trata de um(a) autor(a) citado(a) por outro(a) autor(a), deve-se utilizar a forma apud(citado por). Exemplo:
> Para Sartre (1963 apud MÉSZÁROS, 2002).
> Quando houver citação de depoimentos ou entrevistas ao longo do texto, devem estar em itálico. Falas com 40 ou mais palavras devem ser apresentadas em parágrafo próprio, sem aspas duplas, iniciando com a linha avançada (equivalente a cinco toques) e terminando com a margem direita sem recuo.
> Referências Bibliográficas devem vir ao final do artigo com as obras citadas ao longo do texto, de acordo com as normas nos exemplos a seguir:
> Livros: SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
> Capítulos de livros: FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça         na era pós-socialista. In: SOUZA, Jessé (Org.). Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea. Brasília: Ed. da UNB, 2001.

> Artigos: ALEXANDER, Jeffrey C. Ação Coletiva, Cultura e Sociedade Civil: secularização, atualização, inversão, revisão e deslocamento do modelo clássico dos movimentos sociais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 3, nº 37, São Paulo, jun/1998, p.5-31.
> Resultados de pesquisas: CHAGURI, Mariana. Do Recife dos anos 20 ao Rio de Janeiro dos anos 30: José Lins do Rego, regionalismo e tradicionalismo. Dissertação de Mestrado, Sociologia, Universidade Estadual de Campinas, 2007.
> Textos disponíveis na internet: CALDAS, Juarez. O fim da economia: o começo de tudo. Disponível em: <http:/www.caldasecon.com.br >. Acesso em: 23 abr. 2010
> Referências a tradutores(as) e ao número das edições das obras são facultativas.
> Direitos autorais dos textos publicados são reservados a Mediações e publicações posteriores dos mesmos serão permitidas, desde que citada a publicação original.
> Os(as) autores(as) farão constar em arquivo à parte as seguintes informações: nome completo, vínculo institucional, titulação acadêmica, telefone, endereço postal e endereço eletrônico.
>  -- 
> Comissão Editorial
> Mediações - Revista de Ciências Sociais
> Qualis CAPES: Sociologia B1; Ciência Política B3; Antropologia B3
> http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes
> 
> 
> 


-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20140722/8dc29149/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list