indica ções e orientação

Raphael Fonseca raphaelfonseca@gmail.com [etnolinguistica] etnolinguistica at YAHOOGRUPOS.COM.BR
Sun Jun 29 12:30:01 UTC 2014

Caros todos,

meu nome é Raphael Fonseca e atualmente estou quase no final do segundo ano
do doutorado em Crítica e História da Arte na UERJ, no Rio de Janeiro. O
título da minha pesquisa é "A linha que acolhe: sobre as redes de dormir e
o Brasil". Como vocês podem imaginar, minha pesquisa gira em torno de uma
análise iconológica respeito dos usos feitos da imagem da rede de dormir em
torno de uma construção de ideia de Brasil desde os primeiros mapas do
Renascimento até as imagens mais recentes produzidas por artistas
contemporâneos.

Caso vocês queiram conhecer um pouco sobre o que já venho a refletir sobre
a tese, segue um artigo a respeito da mesma:

http://revistacarbono.com/artigos/03redes-de-dormir-raphael-fonseca/

Fui indicado a fazer parte desse grupo de discussão devido ao fato de que,
claro, não pretendo que a minha tese gire em torno de, digamos, uma
"apropriação ocidental" de um objeto pautado nos grupos indígenas aqui
encontrados desde o século XVI. Em outras palavras, julgo muito importante

também refletir sobre os muitos usos que devem existir entre os diferentes
grupos indígenas acerca desse objeto básico para seu convívio social.

Com isso, gostaria, então, de fazer duas perguntas/consultas:

- algum de vocês teria indicações bibliográficas que abordassem,
justamente, uma análise/estudo das redes de dormir em algum grupo/região do
Brasil?

- vocês saberiam me indicar pesquisadores que pesquisam ou que poderiam vir
a ter interesse nesse tipo de pesquisa transdisciplinar e também
transhistórica? Pergunto isto devido ao fato de que chego a cogitar, se
fosse crível, realizar um trabalho de campo junto a algum grupo indígena
que ainda produzisse as suas próprias redes ainda hoje (visto que alguns já
as compram prontas e não mais se colocam no lugar no fazer artesanal).

Qualquer ajuda para essa pesquisa em gestação me seria muito útil e eu
seria muito grato a esse intercâmbio!

Muito obrigado pela atenção e pela leitura deste e-mail,

Raphael Fonseca.

--

"i can write with authority only about what i know well, which means that i
end up using surface details of my own life in my fiction"