Animal dom=?UTF-8?Q?=C3=A9stico/domesticado_em_Macro_J=C3=AAs_?=[1 Anexo]

Wilmar da Rocha wilmar.unicamp@gmail.com [etnolinguistica] etnolinguistica at YAHOOGRUPOS.COM.BR
Thu Oct 9 13:11:37 UTC 2014

Caros amigos, falantes e estudiosos de línguas Macro-Jê,

como é bem conhecido, as línguas Tupi-Guarani possuem uma palavra que
funciona como hiperônimo para animais domesticados: *rymba* (que deu no
conhecido empréstimo *“xerimbabo”*, na língua portuguesa).

Em Kaingang existe uma palavra com função semelhante: *mẽ**N *
(ortograficamente:  *mẽg* ),  palavra que também se encontra em Xokleng:
*mã**N *(ortograficamente: *mãg*).

Um Kaingang pode dizer, por exemplo (formas ortográficas):  *inh mẽg tỹ
kasor * *“meu cachorro”* (ou, literalmente: *“meu animal doméstico *[que é]*
cachorro”*)*. *

A mesma forma se aplica a *cavalo*, *boi*, *porcos*, etc. Havendo contexto,
basta a referir a *inh mẽg *(funcionando como hiperônimo).

Gostaria de saber se, em outras línguas Jê ou Macro-Jê, alguém registrou
uma palavra com a mesma função ou significação.

Wilmar R. D’Angelis (Unicamp), out.2014

Nota: o *N* maiúsculo, acima, está no lugar de uma consoante nasal velar.
Em tempo: pensando que alguns computadores podem desconfigurar as palavras
em língua indígena, anexo o texto acima em um pdf, caso o moderador do
grupo considere viável e necessário disponibilizá-lo.