[Etnolinguistica] [etnolinguistica] etimologia de BorarI - pedido de ajuda aos pesquisadores do grupo

Gilberto Cesar Rodrigues gilbertocesar@gmail.com [etnolinguistica] etnolinguistica at yahoogrupos.com.br
Wed Feb 18 00:48:01 UTC 2015

Olá companheiros do grupo...

Primeiramente queria registrar a importancia que as discussoes feitas no
grupo me são úteis. Pena que ultimamente está meio parado.. rsss

Estou estudando os processos de etnogênese (ou reconstrução identitária) no
baixo Tapajós e preciso de um favor do grupo. Estou precisando encontrar a
origem, o significado e os locais de uso da palavra BORARI ou BORARY.
Até onde alcancei trata-se de palavra em Nheengatu e designou um aldeamento
dos jesuítas em Alter-do-Chão (atualmente distrito de Santarém-PA). Seu
significado teria algo a ver com guerreiros que dominavam o uso de veneno
nas flexas. Tipo: 'guerreiro que usa flexa envenenada' ou, simplesmente,

'flexa envenenada'.

Alguem poderia me ajudar a verificar a exatidão dessas colocações?
Se possível gostaria que enviassem textos que conheçam que abordam a
questão.

--
Fraternais abraços,

Gilberto César Lopes Rodrigues
Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
Prof. Assistente III do Programa de Educação-ICED
Doutorando PPG-FE-UNICAMP-HISTEDBR
lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137469E9