Re: [etnolinguistica] Boróro Ocidental e Oriental; fontes sobre Otuke; situação

rbnonato rafaeln at GMAIL.COM
Sat Nov 27 21:37:19 UTC 2004

Cheguei. Rafael Nonato. :-)

Na gramática dos padres, a segunda, de Colbacchini e Albisetti, (Os
Bororos Orientais Orarimogodogue do Planalto Oriental de Mato Grosso)
eles falam um pouco sobre a divisão. É a variedade que eles
descreveram que eu estou começando a estudar. Não tenho certeza se a
outra eles consideravam extinta. Mas sei pelo que conversei com os
eles que há uma variante dialetal que pode ser bem diferente. A única
coisa que sei sobre ela é que, enquanto no bororo oriental se diz
in-ika para minha canoa, nesta outra variedade se diz im-ika. Pode ser
que seja essa a oriental. Mas não tenho certeza. Vou viajar pra campo
semana que vem. Se tu quiser que eu investigue alguma questão
particular, é só avisar antes de segunda.

Rafael.

--- Em etnolinguistica at yahoogrupos.com.br, "Maria Filomena S. Sandalo"
<sandalo at i...> escreveu

> Oi pessoal,
>
> Não sei quais são as questões sobre o Bororo, perdi esta mensagem.
Mas é
> verdade que estou trabalhando com esta língua juntamente com um aluno,
> Rafael Nonato. O Rafael está fazendo um banco de dados, gramática e
> dicionário, com bolsa da FAPESP.
>
> Filomena

trabalhei no mestrado com a língua Umutina, em 94/95. A essa altura,
só havia um "falante", quem, infelizmente, faleceu este ano. Ainda
tenho trabalho com o Umutina, e no último Macro-Jê enviei um trabalho
sobre ela. No momento estou tentando elaborar um dicionário e estou
envolvida em um projeto com um grupo de cineastas para roteirizar um
documentário sobre o grupo. Caso eu posa ser últil no que você
necessita, será um prazer colaborar. De outro lado, também me
interessam informações não só sobre o Umutina, mas também sobre a família.
com um orientando que começa a trablhar essa língua. Valeria tentar
contactá-la.

família Boróro (tronco Macro-Jê) e, para tanto, recorro mais uma vez à
ajuda dos membros desta lista.  Ficaria extremamente grato por
quaisquer esclarecimentos que puderem me oferecer.

Aikhenvald (1999), Aryon Rodrigues lista quatro línguas para a família
Boróro: Boróro Oriental, Boróro Ocidental, Umutina e Otúke.  Minhas
dúvidas são as seguintes:

investigando as diferenças entre ambos? Quais seriam as evidências que
permitiriam a postulação de duas línguas diferentes? E,
principalmente, quais seriam as fontes sobre o Boróro Ocidental?

haveria apenas um falante do Umutina; tal informação consta também de
trabalhos mais recentes, como Rodrigues (2004:70). É esta ainda a
situação? Haveria semi-falantes da língua? Haveria iniciativas de
revitalização lingüística entre os Umutina?

Alexandra (editores), The Amazonian Languages, 165-206. Cambridge
University Press.
histórica. In Silva, Denize Elena Garcia da (organizadora), Atas do II
Encontro Nacional do GELCO, 69-72. (Disponível online:
http://gelco.crucial.com.br/volume1.pdf)

discussão, contribua com a biblioteca virtual, sugira conexões que
venham a ser do interesse dos membros do grupo.  Enfim, participe!

http://www.geocities.com/linguasindigenas e clique em 'normas'. O uso
dos recursos do grupo Etnolingüística baseia-se no reconhecimento e
aceitação dessas diretrizes.

Serviço do Yahoo!.

> [...]

Para uma lista de dicas e normas para o uso da lista, visite http://www.geocities.com/linguasindigenas e clique em 'normas'. O uso dos recursos do grupo Etnolingüística baseia-se no reconhecimento e aceitação dessas diretrizes.

Links do Yahoo! Grupos