assovio de fala

Victor Petrucci vicpetru at HOTMAIL.COM
Sun Aug 12 13:57:56 UTC 2007

Caro Julien

Não apenas os Bora mas, muitos outros povos da Amazônia (Miranha, Tukano, etc)  utilizavam um tipo de comunicação à distância feito através de um tambor denominado Trocano (em Tukano) que é talhado em um só tronco de madeira. Não sei dizer se atualmente ainda utilizam esse método de comunicação. Tente esta busca no Google para obter mais informação: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=trocano+tambor&meta=

Um abraço

Victor A. Petrucci Campinas - Brasil ---------------------------------------------------------- Visite meu site / Visit my site / Visite mi sitio http://geocities.com/indianlanguages_2000 530 línguas indígenas / lenguas indígenas / indigenous languages 28.000 palavras / palabras / words

To: etnolinguistica at yahoogrupos.com.brFrom: juliao.meyer at yahoo.com.brDate: Sun, 12 Aug 2007 11:42:30 +0000Subject: [etnolinguistica] assovio de fala

Eu sou um pesquisador francês que estuda o uso de meios não falados(assovio de fala, comunicação através de tambores, etc) paracomunicar-se em uma língua natural. Ouvi de alguns exemplos destasformas de comunicação na Amazônia, por exemplo a fala assoviada dosSurui de Rondônia ou a linguagem de tambores dos Boras. Gostaria deter quaisquer informações sobre a existência no Brasil dessesfenômenos que os membros desta lista já descobriram ou conhecem. Agradeço pela cooperação. Abraços, Julien Meyer [Universitat Politecnica de Catalunya]