Sobre a palavra 'ra=?utf-8?Q?=C3=ADdo'_?=no guarani correntino

Leonardo Cerno leonardo_cerno at YAHOO.COM.AR
Thu Feb 3 10:55:53 UTC 2011

Prezados colegas,

no dialeto do guarani que eu pesquiso acho o termo "raído" [¨a’ido] com significado de "pequenho":  o-pyta raído 'queda pequenho (o vestido)', árbol raído 'arbol pequenho'. A origem desse empréstimo é incerto. Em Espanhol "raído" no tem un sentido de "pequenho" sino de "surrado(a) (un vestido)" ou também de "desvergonhado". Estos son também os sentidos em Portugês standar, de acordo com o diccionário on-line.  Minha pregunta é se há uma palabra semelhante no Portugês no-standar do Sul do Brasil con o sentido de "pequenho".

Aceito também outras explicacoes sobre o fenômeno.

O dialeto mencionado é uma variedade diatópica do guarani paraguaio, e se fala na província argentina de Corrientes. Esse dialeto foi fortemente influenciado pelo espanhol.

Até ent~ao,
Leonardo