[Sw-l] S=?UTF-8?Q?=C3=ADmbolos_de_localiza=C3=A7=C3=A3o_?=exata

Josenilson da Silva Mendes jsm88b at GMAIL.COM
Mon Apr 26 18:26:09 EDT 2021

Caros amigos da SW-List, Valerie e Adam,

Sabemos que os símbolos de localização exata não são de uso corrente, mas
servem para fins específicos de estudos linguísticos de línguas de sinais.
Gostaria de saber se há algum exemplo de uso destes símbolos de localização
exata em qualquer língua de sinais.

Sabemos que este se referem ao plano parede:
[image: image.png]
Como eu poderia usá-lo para descrever um sinal? Alguém pode me mostrar um
exemplo? O ponto central do octógono estaria na altura do quadril?

Sabemos que este se referem ao plano chão:
[image: image.png]
Como eu poderia usá-lo para descrever um sinal? Alguém pode me mostrar um
exemplo? O ponto central do octógono se refere ao eixo do corpo, da cabeça
aos pés?

Estes abaixo se referem à distância da realização de um sinal em relação ao
corpo em uma visão de cima, correto?
[image: image.png]
O traço se refere ao espaço à frente do corpo onde um sinal é realizado e
se move, correto?

Estes abaixo se referem à altura em relação ao torso em que se realiza um
sinal, correto?
[image: image.png]
Estes abaixo se relacionam ao eixo longitudinal do corpo e em que posição o
sinal é realizado, correto?
[image: image.png]

Sabemos que estes abaixo se referem a pontos de contato ou localização
exata em membros ou partes do corpo.
[image: image.png]
[image: image.png]
Mas o que significam os círculos branco e o preto? Os círculos estão
relacionados à perspectiva do sinalizante? Há algum exemplo?

Existe algum material em vídeo ou escrito sobre estes símbolos de
localização exata?

Já agradeço pelas respostas!

Josenilson Mendes

Valerie Sutton
SignWriting List moderator
sutton at signwriting.org

Post Messages to the SignWriting List:
sw-l at listserv.valenciacollege.edu

SignWriting List Archives & Home Page
http://www.signwriting.org/forums/swlist

Join, Leave or Change How You Receive SW List Messages
http://listserv.valenciacollege.edu/cgi-bin/wa?SUBED1=SW-L&A=1