[etnolinguistica] Informa????es sobre a palavra para "espingarda"em l??nguas Tupi

Emerson S Costa Emerson.Costa at RECEITA.FAZENDA.GOV.BR
Fri Dec 3 19:55:21 UTC 2004

"Sebastian Drude" <sebadru at zedat.fu-berlin.de> aîpó e'i:
> [...]
> Em Aweti, os mais velhos usam a mesma palavra como para 'arco':
> _yzapat_.  Os mais jovens já preferem a palavra _mokawa_, que os velhos
> por vezes usam para desambiguar ("oh, sobrinho, me empresta seu
> _yzapat_!" "Qual, o _yzapat_'ytoto_ (verdadeiro) ou o _mokawa_?" "o
> _mokawa_!").  Não sei da onde vem _mokawa_, mas desconfio que a primeira
> parte, _mok_, aparece também na palavra _mokywo_, adverbio, 'forte,
> rápido, com todo esforço', onde _-wo_ pode ser o marcador de caso
> instrumental, e o _-y-_ pode ser epentético.  Talvez a palavra venha do
> [...]

O neologismo "mokawa" foi forjado ainda no tupinambá do séc. XVII.

Vem do verbo "pok" 'estourar', acrescido do sufixo circunstancial "(s)ab"
'lugar, modo, instrumento, etc.', terminando com o sufixo nominal átono
(marcador de caso nuclear) "-a".

Daí, "pokaba" 'o que serve para estourar'. Palavras iniciadas por "p" o
mudam por "m(b)" quando não há um possessor expresso, daí:

"xe pokaba" 'minha arma de fogo'
"m(b)okaba" 'arma de fogo'

Daí, em kamayurá, "mokap"; em tembé, "mukaw"; em nheengatu, "mucaua"; etc.

~~~~

A propósito, onde eu poderia encontrar material sobre o aweti?

T'ereîkobepuku! (Que vivas longamente!)
Ensjo.

Wiki sobre línguas da família TG: http://tupi.cafewiki.org/