[etnolinguistica] A intonacao nas linguas indigenas

Daniel L. Everett dan.everett at MAN.AC.UK
Thu Mar 11 16:11:45 UTC 2004

Filomena,

Voce esta acompanhando a literatura sobre TOBI, o que saiu do trabalho
da Pierrehumbert? Ha uma grande literatura sobre isso, incluisive
varios CDs, etc. (o trabalho do Gussenhoven sobre o Holandes e
excelente, por exemplo).

Descordo da sua conclusao sobre a utilizacao de dados de discursos
naturais, porem. O que voce chama de padroes 'default' nas oracoes
isoladas pode muito bem ser default para certas coisas, mas nao vai ser
suficiente. Nao e uma questao de estudar ou oracoes isoladas ou
discursos. Tem que estudar as duas coisas. E claro que o discurso e
mais dificil. Mas como ponto de partida e extremamente util. A minha
metodologia, por exemplo geralmente inclui as etapas seguintes:

1.  Transcricao manual da entonacao do discurso, de discursos pequenos
de mais ou menos 2-4 minutos de duracao.

2. Confirmacao da transcricao com mais dois falantes e por analise
acustica.

3. Criacao de 'paradigmas' entonacionais, tirando as oracoes do context
discursivo linguistico e criando contextos nao-linguisticos e gravando
os mesmos enunciados em varios de tais contextos.

4. Indicacao dos  padroes mais comuns com a simbolizacao TOBI,
procurando establecer os limites nao-marcados para os tons basicos.

5. Comparacao da entonacao de varios modos diferentes (declarativo,
interrogativo, imperativo, etc.).

6. Estudo da estrutura informacional (se nao feito ainda).

7. Estudos da correlacao entre 4,5 com dados desta etapa.

Assim por diante... Conforme as necessidades e licoes da analise.

Nao digo que ha algum algoritmo para a 'descoberta' dos padroes
entonacionais. Mas certamente nao excluiria o discurso. Ao contrario,
comecaria com ele. Fiz um pouco disso na minha tese de mestrado na
UNICAMP - la no passado distante antes do Homo neanderthalis.

Obrigado pelas dicas. Os seus trabalhos foram publicados em algum lugar?

Robert  Ladd de Edinburgh University, Robert Van Valin e eu teremos, a
partir de 2005, tres 'workshops' anuais aqui em Manchester sobre a
entonacao em linguas amazonicas. Seria otimo se voce e/ou outros dai
pudessem vir tambem.

Abracos,

Daniel

On Thursday, March 11, 2004, at 12:48 PM, Maria Filomena S. Sandalo
wrote:

> Caro Daniel,
>
> Tenho trabalhado com entoação do português brasileiro e europeu, bem
> como do kadiwéu. Os trabalhos com o português, dentro do projeto
> temático Padrôes Rítmicos, Fixação de Parâmetros e Mudança
> Lingüística (UNICAMP/FAPESP), estão mais avançados que os estudos em
> kadiwéu, mesmo porque já havia estudos sobre prosódia do português,
> que deram base para a pesquisa. Sigo a metodologia de Pierrehumbert
> associada à fonologia prosódica, seguindo, masis especificamente, a
> linha
> [...]
Daniel L. Everett
Postgraduate Programme Director
Professor of Phonetics & Phonology
Department of Linguistics and English Language
University of Manchester
Manchester M13 9PL UK
Fax: 44-161-275-3187
Phone: 44-161-275-3158
http://ling.man.ac.uk/info/staff/de/

Visite a página do grupo Etnolingüística, no endereço http://www.etnolinguistica.org

Submeta textos para discussão, contribua com a "Biblioteca Virtual", sugira conexões que venham a ser do interesse dos membros do grupo.  Enfim, participe!

Para uma lista de dicas e normas para o uso da lista, favor dirigir-se ao endereço seguinte:

http://www.geocities.com/linguasindigenas/normas
Links do Yahoo! Grupos
Para visitar o site do seu grupo, acesse: