[etnolinguistica] A intonacao nas linguas indigenas

Maria Filomena S. Sandalo sandalo at IEL.UNICAMP.BR
Thu Mar 11 12:48:05 UTC 2004

Caro Daniel,

Tenho trabalhado com entoação do português brasileiro e europeu, bem
como do kadiwéu. Os trabalhos com o português, dentro do projeto
temático Padrôes Rítmicos, Fixação de Parâmetros e Mudança
Lingüística (UNICAMP/FAPESP), estão mais avançados que os estudos em
kadiwéu, mesmo porque já havia estudos sobre prosódia do português,
que deram base para a pesquisa. Sigo a metodologia de Pierrehumbert
associada à fonologia prosódica, seguindo, masis especificamente, a linha
de investigação de de Hubert Truckenbrodt e de Sónia Frota
(ver meu artigo com Truckenbrodt no MITWPL 42 e DELTA 19, além,
claro, das teses de doutorado de Truckenbrodt e de Frota). Segundo
esta metodologia, trabalhamos com frases isoladas e controladas.
Temos que garantir foco largo das sentenças, pois, como você sabe,
qualquer tipo de topicalização e focalização interfere na prosódia.
Precisamos entender qual é o padrão default de uma língua antes de
entendermos o que focalização, topicalização, etc fazem. Assim,
podemos descrever cada padrão com bastante segurança. Portanto,
seguindo esta metodologia, não acreditamos que corpora sem controle,
como sentenças de textos, podem levar a entender o que queremos, pois nada
poderá facilmente ser replcado e testado.

Um abraço,

Filomena