[etnolinguistica] Uso de wikis para compilar material etnolingüístico

Emerson S Costa/RF02/SRF Emerson.Costa at RECEITA.FAZENDA.GOV.BR
Fri Mar 26 14:01:59 UTC 2004

Saudações!

Acabei de me associar à lista. Sou Emerson José Silveira da Costa ("Ensjo")
e moro em Belém do Pará. Sou Bacharel em Ciências da Computação, mas apesar
dessa formação em Ciências Exatas sou um apaixonado por línguas, já tendo
estudado um pouco de japonês, fuçado gramáticas de latim, brincado com o
alfabeto cirílico e por aí vai.

Por fim a curiosidade me levou ao tupi antigo (o tupinambá do século XVI),
que aprendi(?) com o livro "Método Moderno de Tupi Antigo", do prof.
Eduardo Navarro (USP). Era difícil achar material sobre a língua, razão
pela qual eu comecei a colecionar alguns materiais sobre outras línguas da
família tupi-guarani: kamaiurá, tembé-tenetehar, guarani paraguaio, guarani
mbyá, etc., mas até isso requer algum trabalho de busca.

Associei-me a uma lista de discussão sobre o tupi antigo
<http://br.groups.yahoo.com/group/tupi/>. Sentindo que outras pessoas
experimentam a mesma frustração de não encontrar material, resolvi publicar
algumas dessas informações na web.

Há relativamente pouco tempo descobri o conceito de "wiki". Uma wiki é um
sítio da web que pode ser livremente modificado pelos visitantes: as
páginas existentes podem ser modificadas, e novas páginas podem ser
criadas, com ligações (links) entre si. Ou seja, é um meio para se
desenvolver uma obra com as contribuições de várias pessoas.

Para se ter uma idéia do conceito, dêem uma olhada no projeto Wikipedia
<http://en.wikipedia.org/>, <http://pt.wikipedia.org/>, que visa
desenvolver enciclopédias cooperativamente (há também a versão em guarani
paraguaio, para quem quiser contribuir: <http://gn.wikipedia.org/>!); ou o
projeto Wiktionary <http://www.wiktionary.org/>, que visa desenvolver um
dicionário.

Descobri um sítio onde se pode criar wikis (uma "wikifarm" ou "fazenda de
wikis"), e criei três delas:

1. <http://tupi.cafewiki.org/> - Um repositório de informações sobre as
línguas da família tupi-guarani, com ênfase no tupinambá.
2. <http://nheendyba.cafewiki.org/> - Dicionário de tupinambá.
3. <http://pysasu.cafewiki.org/> - Propostas de neologismos para o
tupinambá.

Estão aí os links para quem quiser contribuir. Mas a idéia também é
divulgar o conceito de wiki, que pode se mostrar útil para pessoas que
trabalham com línguas étnicas.

Cordial salutationes,

Emerson José Silveira da Costa ("Ensjo")
http://www.ensjo.net/
http://www.geocities.com/tupiantigo/

Visite a página do grupo Etnolingüística (www.etnolinguistica.org). Submeta textos para discussão, contribua com a biblioteca virtual, sugira conexões que venham a ser do interesse dos membros do grupo.  Enfim, participe!

Para uma lista de dicas e normas para o uso da lista, visite www.etnolinguistica.org e clique em 'normas'.

Links do Yahoo! Grupos
Para visitar o site do seu grupo, acesse: