Museu Antropológico da UFG inaugur a a exposição Lavras e Louvores

rmleitao rmleitao at TERRA.COM.BR
Fri Dec 8 03:37:19 UTC 2006


Caros colegas, 
encaminho convite para a inauguração da nova exposição de longa duração do Museu Antropológico.
Abrsço,
Rosani


Museu Antropológico inaugura a exposição Lavras e Louvores
07/12/2006

Local de Realização: Museu Antropológico da UFG (Praça Universitária)
Data de Realização: 11/12/2006 


O Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás inaugura na próxima segunda-feira, dia 11, a exposição de longa duração Lavras e Louvores. O evento ocorre às 20 horas, e faz parte da programação de comemoração aos 46 anos da UFG; marca, ainda, a reabertura do Museu à visitação pública, após período de reformas e adaptações nos espaços físicos e nas instalações do prédio.
A nova exposição do Museu Antropológico é fruto de reflexões iniciadas ainda em 1997, quando se discutia a revitalização da então exposição de longa duração “Museu: Expressão de Vida”. Na ocasião, decidiu-se pela elaboração de um novo projeto museológico/museográfico, o qual foi aprovado em 2003 na 9ª edição do Concurso Nacional do Programa de Apoio a Museus da Fundação Vitae, que subsidiou financeiramente grande parte da execução do projeto. 
Lavras e Louvores mostra dois aspectos interligados e alternados da vida coletiva: o trabalho e a festa, a lavra e o louvor. Está dividida em dois módulos (“paisagem telúrica” e “topografias sobrenaturais”) e tem como orientação conceitual a construção simbólica da região Centro-Oeste: o conjunto de imagens, sentimentos, símbolos e objetos significativos da construção da identidade regional. 
A exposição inaugura um outro modo de dizer a região; os instrumentos de trabalho, os objetos rituais religiosos e as imagens telúricas e de pessoas foram escolhidos para dizer que toda região é uma construção cultural ou simbólica à espera de interpretação e não uma realidade externa independente de nós. Construindo a narrativa proposta em Lavras e Louvores, o novo design das salas de exposição, o mobiliário, os suportes, as cores, as texturas e a iluminação se articulam com as imagens, os textos, as instalações, as ilustrações e uma diversidade de peças, selecionadas das coleções que compõem os acervos etnográfico (indígena e popular) e arqueológico sob salvaguarda do Museu Antropológico. 
Situado na Praça Universitária, o Museu Antropológico é aberto ao público de terça a sexta-feira, no horário das 9h às 17h, com entrada franca.   

Maiores informações:
Coordenação de Intercâmbio Cultural
Museu Antropológico, Universidade Federal de Goiás
Praça Universitária, 1166, Setor Universitário
Goiânia – GO. 74001-970   Fone: (62) 3209-6010 (r.24 ou 47)
Site: www.museu.ufg.br
Endereço eletrônico: museu at museu.ufg.br
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20061208/d49b27f7/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list