Imprensa: Escavações fornecem pistas de ancestrais de tupis e guaranis

Etnolinguistica.Org etnolinguistica_moderadores at YAHOO.COM
Wed Jan 25 15:27:43 UTC 2006


  Matéria publicada em O Estado de São Paulo (22/jan/2006)
   
  ---------------------------
   
  Escavações fornecem pistas de ancestrais de tupis e guaranis 
 
No Maranhão, pesquisadores traçam origem dos índios que tomaram o país

Ernesto Batista escreve para “O Estado de SP”:

Os traços de habitação humana no Estado do Maranhão remontam a uma época muito anterior à chegada de Henrique de La Rocque, o senhor de La Ravardiére, que tentou estabelecer uma colônia francesa no início do século 17 onde hoje é a capital São Luís.

Arqueólogos começaram no início do mês a trabalhar em um sítio arqueológico no município de Urbano Santos, a 300 quilômetros de São Luís, onde estão sendo desenterrados vestígios de ocupação por prototupis, indígenas que viveram no litoral norte brasileiro entre 800 e 1200.

Eles deram origem aos tupis que habitavam o litoral atlântico e a região central do Brasil quando os portugueses chegaram ao país.

A área foi achada durante o levantamento arqueológico do terreno que receberá uma planta de produção de celulose, trabalho exigido para que a obra obtenha licenciamento ambiental.

As escavações estão no início, mas já foram encontrados restos de fogueiras, que vão permitir a datação do sítio, e cacos de cerâmica – todos com bordas decoradas com detalhes pintados em vermelho, que permitiram a identificação do grupo que havia ocupado a região.

Segundo o líder da expedição, Deusdedith Cordeiro, do Centro de Arqueologia e História Natural do Maranhão, o sítio ainda está sendo mapeado.

“Neste momento, o trabalho servirá para dimensionar a área de ocupação.”

Origem de tupis e guaranis

Os prototupis eram povos semi-sedentários, conheciam técnicas agrícolas e produziam cerâmica, porém ainda caçavam e coletavam alimentos.

Eles saíram de Roraima e começaram a migrar e ocupar o litoral do Brasil a partir do século 10º.

Esses povos teriam adotado duas rotas migratórias: uma seguiu pelo litoral até o Rio; outra ocupou primeiro o Pantanal, foi até o Sul e subiu a costa até o Sudeste.

Os povos que seguiram a primeira rota deram origem aos tupis. Os que seguiram a segunda, aos guaranis.

A identificação dos artefatos foi confirmada por um dos principais especialistas brasileiros, o mineiro André Prous, da PUC de Minas Gerais. “Hoje as peças constam de um catálogo nacional que Prous está organizando sobre cerâmica indígena achada em todo o país”, diz Cordeiro.

As primeiras conclusões baseadas nos achados são que as urnas trazem desenhos que imitam as vísceras humanas.

“Há a possibilidade de que os indígenas separassem as partes dos corpos de seus mortos e depositassem em separado nas urnas com desenhos correspondentes à massa encefálica, ao intestino e aparelho digestivo, ao tronco, cabeça e membros, para só então enterrá-los”, explica o arqueólogo.

Essa não é primeira vez que traços dos prototupis são encontrados no Maranhão.

Nos anos 1930, o pesquisador Olavo Corrêa Lima achou em Bacabal, a 200 km de São Luís, o primeiro indício da passagem desse povo.

Na década de 1950, o arqueólogo amador maranhense Antônio Lopes também achou restos de cerâmica característicos na localidade de Cutim. Em ambos os casos, eram cacos com pigmento vermelho.

O achado mais importante ocorreu em 2004, quando dois irmãos cavavam uma fossa numa favela de São Luís e descobriram cinco urnas funerárias. O material foi levado para o Centro de Arqueologia e História Natural do Maranhão para restauração.

Para a arqueóloga Solange Caudareli, que trabalha com Cordeiro, o último achado feito em São Luís é um dos mais importantes de cerâmica prototupi já feitos na região Norte.

“Os artefatos foram desenterrados praticamente inteiros. Eles são uma oportunidade única para se entender a cultura desse povo.
  
(Reproduzido do JC E-mail, #2941, de 23/jan/2006)



---------------------------
Etnolinguistica.Org 
Setor de Etnolingüística, Museu Antropológico 
Universidade Federal de Goiás 
Avenida Universitária, 1166, Setor Universitário 
74605-010 Goiânia, Goiás, BRASIL 





		
---------------------------------
Do you Yahoo!?
 With a free 1 GB, there's more in store with Yahoo! Mail.
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listserv.linguistlist.org/pipermail/etnolinguistica/attachments/20060125/997aacb5/attachment.htm>


More information about the Etnolinguistica mailing list