'Verão' em Kaingáng e Laklãnõ

Eduardo Ribeiro kariri at GMAIL.COM
Tue Oct 9 23:37:42 UTC 2007

Prezados colegas,

Àqueles que se especializam nas línguas Jê do Sul (Kaingáng e Laklãnõ), peço
que me ajudem a esclarecer uma dúvida. Nas fontes de que disponho
(dicionário de Wiesemann, para o Kaingáng; dissertação de Bublitz (1994),
para o Laklãnõ), a raiz prÿg/plõm é traduzida como "verão". Tenho razões
para crer que esta raiz é reflexo de Proto-Jê *prãm 'fome' (na minha
reconstrução) e que a conexão semântica pode, inclusive, ser corroborada por
dados etnográficos.

Mas, como "verão" e "inverno" podem significar coisas muito diferentes em
diferentes partes do país (e até mesmo dentro do mesmo dialeto), gostaria de
saber qual o significado mais preciso do termo Kaingáng/Laklãnõ mencionado
acima.  Mais precisamente, a que parte do ano se refere? Seria uma estação
seca ou chuvosa? Para aqueles que ficaram curiosos quanto às razões para
minhas perguntas, sugiro uma visita a meu blog (
http://kawina.wordpress.com/2007/10/09/the-season-of-hunger-a-note-on-historical-semantics/
).

Desde já, muito obrigado.

Atenciosamente,