Machado em Munduruku

Victor Petrucci vicpetru at HOTMAIL.COM
Tue Aug 19 15:11:41 UTC 2008

To: etnolinguistica at yahoogrupos.com.br
From: maryloa at terra.com.br
Date: Mon, 18 Aug 2008 19:19:31 -0300
Subject: Re: [etnolinguistica] Empréstimos entre línguas Macro-Jê: 'cachimbo', 'machado'

  ----- Original Message -----
  From:
  Eduardo Rivail
  Ribeiro
  To: etnolinguistica at yahoogrupos.com.br

  Sent: Friday, August 15, 2008 9:14
  AM
  Subject: [etnolinguistica] Empréstimos
  entre línguas Macro-Jê: 'cachimbo', 'machado'

  Prezados,

Recentemente descobri dois possíveis casos de empréstimos
  entre línguas
Macro-Jê para as quais não há (ou havia), até o momento,
  evidências
lingüísticas de contato direto. Um deles é a palavra para
  'cachimbo' em
Kipeá (paewi) e Xerénte (pawi). O outro é a palavra para
  'machado' em Ofayé
(kâtâr) e nas línguas Jê Centrais (Xav.
  hâtâra).

As correspondências, neste último caso, sugerem que, se a
  forma Xavante é de
fato um empréstimo, já estaria presente no léxico do
  Proto-Jê Central. O /h/
das línguas Jê Centrais é, nestes ambientes, o
  resultado de espirantização
de *k antes de vogais altas, processo que já
  estava consolidado em Proto-Jê
Central (cf. Ribeiro, a sair).

Mas,
  antes de chegar a qualquer conclusão (seriam de fato indícios de
contatos
  entre estes povos? seriam -- o que me parece menos provável --
herdados do
  Proto-Macro-Jê? ou seriam, enfim, de uma terceira origem?),
gostaria
  de investigar a possível existência de palavras semelhantes em
outras
  línguas (Macro-Jê ou não).

Agradeço, desde já, quaisquer informações
  sobre o
  assunto.

Referência:
---.
  a sair. A reconstruction of Proto-Jê (and its consequences for the

Macro-Jê hypothesis).

__________ Informação do NOD32 IMON
  3301 (20080727) __________

Esta mensagem foi verificada pelo NOD32