Kur é 'porco' em Tupí-G uaraní

Adelaar, W.F.H. w.f.h.adelaar at LET.LEIDENUNIV.NL
Sat Aug 23 18:38:15 UTC 2008

Caro Victor,

A palavra 'coche' para porco aínda se utiliza no espanhol de algumas partes do norte do Peru e segundo os dicionários também em Nicaragua. Esta palavra antiga do espanhol parece ser a fonte direita do quechua
'k(h)uchi'. Talvez 'cochino' tenha sido uma derivação de 'coche'. Não sei se poderia haver uma relação de empréstimo entre o espanhol 'coche' e o guaraní 'kure'?

A situação é semelhante ao caso do gato, representado como 'mis' ou 'mich(i)', também empréstimo do espanhol, em quase todas as línguas ameríndias com influência espanhola. Parece que nenhuma língua tiver tomado 'gato' como empréstimo.

Abraços,

Willem Adelaar

________________________________

Van: etnolinguistica at yahoogrupos.com.br namens Wolf Dietrich
Verzonden: zo 24/08/2008 3:28
Aan: etnolinguistica at yahoogrupos.com.br
Onderwerp: Re: [etnolinguistica] Kuré 'porco' em Tupí-Guaraní

Caro Victor,

A raiz kochi nao existe só no Guaraní Mbya, mas também no Guarani do Chaco
Boliviano (Chiriguano), onde é kúchi. Mas o termo nao tem nada que ver com a
pergunta do Eduardo. O espanhol cochino 'porco' entrou no quechua (khuchi) e
aimara (khuchi) e dali no Guarani, como tantas outras palavras. No espanhol
parece ser termo expressivo, como o cochon do Francês, de uma raiz "kuch" para
chamar os porcos (Corominas, Dic. etim. espanhol e hispánico).

Abraços,

Wolf Dietrich
Muenster - Alemanha

Victor Petrucci schrieb am 2008-08-23:
> Caro Angel

> O termo quichua kuchi lembra bastante o Karitiana koy'cha 'porco do
> mato, taiaçu' e o Guarani Mbya kochi. Dooley não fala nada, mas
> porventura seria empréstimo do espanhol cochino ?

> Indo um pouco mais adiante caimos na especialidade do Eduardo com o
> Macro-Jê Xavante kuhe 'porco doméstico e cateto' (tb. kuku),
> kuhude/kuhod(u) 'anta' e kuhòyä 'porco do mato pequeno' e outros.

> Um termo interessante retorna à questão inicial do Eduardo kurjapuhe
> "porco" no Krenyé do Bacabal, se não estou errado. Como se segmenta
> [...]

The content of this email was found to
contain potentially hostile or malicious content.
For your protection, eSafe's Content Security Server has
modified this email and removed the dangerous content.

\HTML Active Content:   Found invalid IMG Tag, Found Web-beacon, Object Removed: 1 'img'