Kur é 'porco' em Tupí-Guaraní

Wolf Dietrich dietriw at UNI-MUENSTER.DE
Sat Aug 23 17:28:59 UTC 2008

Caro Victor,

A raiz kochi nao existe só no Guaraní Mbya, mas também no Guarani do Chaco
Boliviano (Chiriguano), onde é kúchi. Mas o termo nao tem nada que ver com a
pergunta do Eduardo. O espanhol cochino 'porco' entrou no quechua (khuchi) e
aimara (khuchi) e dali no Guarani, como tantas outras palavras. No espanhol
parece ser termo expressivo, como o cochon do Francês, de uma raiz "kuch" para
chamar os porcos (Corominas, Dic. etim. espanhol e hispánico).

Abraços,

Wolf Dietrich
Muenster - Alemanha