Sobre a origem do etnônimo "Javaé"

eduardo_rivail kariri at GMAIL.COM
Tue Aug 26 18:05:30 UTC 2008

Prezados,

No dicionário Kaapor que menciono na minha última mensagem, encontrei
o termo sawa'e, traduzido como 'o senhor; o homem' (Kakumasu &
Kakumasu 2007:50). Iste me faz pensar se uma palavra cognata desta
não estaria, talvez, na origem do etnônimo "Javaé", cuja origem exata
é, até o momento, desconhecida. Alguém conheceria cognatos deste
termo em outras línguas Tupí-Guaraní, principalmente aquelas do
Subconjunto IV (Rodrigues 1985:39)?

Mais uma vez, obrigado por qualquer informação que me puderem
fornecer.

---
Referências:

Kakumasu, James Y. e Kiyoko Kakumasu, 2007, Dicionário por Tópicos -
Kaapor - Português (1868 kB), Associação Internacional de Lingüística,
Cuiabá, MT.
http://www.sil.org/americas/brasil/PUBLCNS/DICTGRAM/UKDict.pdf

Rodrigues, Aryon Dall'Igna. 1985. Relações internas na família
lingüística Tupí-Guaraní. Revista de Antropologia, vols. 27/28, pp.
33-53. http://biblio.etnolinguistica.org/rodrigues_1985_relacoes